segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Conferência Municipal de Saúde homenageia professor Antônio José
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Encerrando o ciclo de palestras do Cine Debate nos 60 anos do Estatuto dos Direitos do Homem.

* Texto André Eckhardt - Informática
Quer escrever e participar do blog????
Escreva para comunicacao@fmpfase.edu.br
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Últimos dias para inscrição de trabalhos
A edição deste ano aborda o tema "Males Urbanos X Educação" e tem como objetivo discutir os principais questionamentos sociais da atualidade.
www.fmpfase.edu.br
Em breve a programação das mesas e cursos estará disponível no site.
X Conferência Municipal de Saúde

A Conferência irá contar com representantes de órgãos públicos, instituições de saúde, de ensino na área de saúde, organizações patronais, conselhos, sindicatos, associações, federações de profissionais de saúde e demais representantes de organizações da sociedade civil, partidos políticos, usuários e pessoas interessadas nas questões relativas ao setor.
O tema central do encontro deste ano é "Fortalecimento do SUS no Município de Petrópolis", abordando três eixos temáticos: "Termo de Compromisso de Gestão: Financiamento Solidário", "Recursos Humanos: Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde" e "Participação Popular e Controle Social em Defesa do SUS". Durante a Conferência, a abordagem do temário será realizada com debate em plenária, com posterior aprofundamento nos grupos de trabalho. Os palestrantes ainda estão sendo definidos pela comissão organizadora.
Eleição – A votação do Conselho Municipal de Saúde será feita por 54 delegados, representantes do governo, de entidades comunitárias e, outras, ligadas ao setor de saúde. Estes representantes também serão eleitos em reunião que ocorre no dia 24 de agosto, no auditório do DIP, situado na Rua Paulino Afonso, 455, às 18h30, quando participarão os representantes credenciados. Podem participar aqueles que tiverem posse de ofício de indicação, contendo nome do titular e suplente da entidade cadastrada previamente, seguindo as determinações do Estatuto da Conferência. Os cadastros e mais informações podem ser obtidos nos dias 10, 11, 12, 13, 14, 17 e 18 de agosto, no horário de 9h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Presidente Kennedy, 720.
A eleição do Conselho será no dia 29 de agosto, dentro da programação da X Conferência Municipal de Saúde. Todas as entidades não governamentais, que tenham interesse em concorrer à vaga no Conselho Municipal de Saúde, poderão se candidatar, desde que tenham se inscrito na X Conferência Municipal de Saúde, como delegados ou participantes. Apenas um representante de cada entidade poderá ser inscrito. O processo eleitoral se dará através de voto duplo de cada representante da entidade, devendo pelo menos um dos votos ser em favor de outra entidade.
As inscrições de participantes na Conferência serão realizadas nos dias 24 e 25 de agosto, de 9h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2246-9066.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Alunos prestam homenagem ao professor Antônio José
"Falecimento do Prof. Dr. Antônio José dos Santos, Homenageado como nome da 36ª Turma da Faculdade de Medicina de Petropolis
Boa tarde a todos. Alias, dificilmente quem formou na 36ª Turma da Faculdade de Medicina de Petropolis, conseguirá exibir um sorrizo sincero no dia de hoje.
Nesta manhã, a pessoa que a nossa turma teve o orgulho de tomar o nome emprestado, faleceu na cidade de Petrópolis, vitima provável de um mal em seu maior alvo de admiração - seu Coração. A causa da morte não pode ser confirmada.
Nosso querido professor, era admirado por todos que conviviam sequer um dia com ele, não só pelo seu vasto conhecimento em medicina, desses que hoje em dia são raros de se encontrar. Era um verdadeiro e excêntrico catedrático.
Porém seu carisma era moldado em demasia na sua completa simpatia, sempre brincando e sorrindo, tratando a todos, sem distinção de classe ou destaque, com o mesmo respeito e educação.
Lamentamos apenas que sua presença nos tenha sido privada de forma tão breve e repentina. Porém sabemos que os grandes mestres tornam-se imortais pelas suas suas obras. E confortamo-nos em crer que cada Doutor que passou pela nossa Faculdade com certeza perpetuou o nome de Antonio José em seus feitos, bem como tomou-o como exemplo de tratamento para com o nosso proximo.
Que descanse em paz eterno mestre, e que sua familia saiba achar conforto na admiração de tanta gente, para diminuir a dor da sua ausência."
Renomado neurologista, Antonio José Gomes dos Santos falece aos 59 anos

Renomado neurologista, Dr. Antonio José Gomes dos Santos nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em 1974, na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Atuou no Hospital Pedro Ernesto e no serviço de urgências médicas da Clínica São Miguel, considerada a melhor urgência do Rio de Janeiro nas décadas de 70 e 80.
Em 1977, Dr. Antonio José ingressou na Faculdade de Medicina de Petrópolis, onde lecionava as disciplinas de clínica médica e fisiologia. Muito querido pelos alunos, ele era considerado um profissional de extrema competência e dono de um contagiante bom humor. Frequentemente ele era convidado para paraninfo de suas turmas.
Desde 1983 ele atuava no Hospital Alcides Carneiro onde assumiu várias funções e chegou a ocupar o cargo de diretor geral. Desde março de 2008, Dr. Antonio José Gomes dos Santos era diretor presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (SEHAC). “Ele estava sempre presente no hospital, independente da hora ou do dia. Era um profissional sempre dedicado e muito querido pelos alunos”, comentou o médico Rolf Kreuzig, vice-diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis e que, durante anos, conviveu com Dr. Antonio José.
O corpo do médico foi velado durante todo o dia de ontem no Centro Cultural da FMP/FASE. Pelo local passaram autoridades, representantes da área médica da cidade, muitos pacientes e amigos, além estudantes e professores do curso de Medicina e dos demais cursos da FASE.
Em nota, os alunos da 36ª turma da Faculdade de Medicina de Petrópolis lamentaram o falecimento do professor: “Nosso querido professor era admirado por todos que conviviam com ele, não só pelo seu vasto conhecimento em medicina, desses que hoje em dia são raros de se encontrar. Era um verdadeiro e excêntrico catedrático. Porém, seu carisma era moldado em demasia na sua completa simpatia, sempre brincando e sorrindo, tratando a todos sem distinção de classe ou destaque, com o mesmo respeito e educação”, diz um trecho da nota.
O corpo de Antônio José será cremado nesta terça-feira no Rio de Janeiro.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Workshop sobre fotografia

* Clique na imagem para ampliar
FASE retoma aulas com medidas de prevenção contra a gripe
Para ajudar a resguardar os estudantes, a instituição tomou uma série de medidas, como a disponibilização de álcool gel e a suspensão das aulas nos laboratórios com equipamento de ar-condicionado.
No primeiro dia de aula os alunos passaram por uma recepção onde foram apresentados à direção da faculdade e aos serviços da instituição. Durante a reunião, os alunos receberam orientações básicas sobre a Influenza A (H1N1), com informações sobre o contágio e medidas de prevenção.
Os estudantes com sintomas de gripe foram orientados e permanecer em suas residências e buscar ajuda médica.
Para resguardar os alunos, foram instalados pelo menos dois dispenseres com álcool gel por andar na faculdade, além das entradas no estacionamento. Os bebedouros foram lacrados e os estudantes estão sendo orientados a consumir água em copos descartáveis.
Outra medida tomada foi a de suspender as aulas nas salas e laboratórios com ar-condicionado. As aulas nestes locais foram remanejadas para espaços mais arejados.
Nos próximos dias serão realizadas reuniões para avaliar a melhor forma de repor as aulas perdidas durante o recesso.
Recepção aos ingressantes
Cine debate exibe "Nas terras do bem-virá"

O filme fala sobre um modelo de desenvolvimento criado nos anos 70, no auge da ditadura militar, que dá ênfase nos grandes projetos e estradas atravessando a Amazônia. Isso provoca uma aceleração do processo de migração e tem como consequência conflitos armados, devastação da floresta, casos de trabalho escravo, luta pela terra e assassinatos como o dos sem-terra de Eldorado dos Carajás e damissionária americana Dorothy Stang.
Logo após a exibição o sociólogo Ivo Lesbaupin dará início a discussão do tema.
- Cine Debate
Quinta-feira, 20 de agosto
às 19 horas, no Auditório Centro Cultural
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
O que saiu na imprensa
18:35 - 12/08/2009
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/08/12/e120820463.asp
ONU e Ministério da Saúde distribuem cartilha sobre sexualidade
DA REDAÇÃO - Uma cartilha com orientações sobre sexualidade será distribuída para profissionais de saúde de todo o país. Em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Ministério da Saúde, Miriam Heidemann, professora do curso de Enfermagem e Medicina da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), de Petrópolis, e Adriana Duringer Jacques, coordenadora do Programa do Adolescente da Secretaria de Saúde de Petrópolis e também professora da Fase, elaboraram a cartilha após diagnosticarem que os adolescentes ainda têm muitas inseguranças sobre a vida sexual e reprodutiva.
O material é resultado da experiência bem sucedida de trabalhos educativos e assistenciais em escolas municipais e Unidades Básicas de Família de Petrópolis. Segundo Heidemann e Jacques, os jovens são um grupo de vulnerabilidade física, social e emocional muito grande e, por isso, são necessários direcionamentos assistenciais específicos para esta fase de desenvolvimento. “As ações do projeto, descritas na cartilha, estão centradas na cultura dos adolescentes, perceptível pelo seu imaginário social, e não centradas nos valores e ideologias dos profissionais de saúde e de educação”, afirma Heidemann.
Os meninos, por exemplo, estão usando com freqüência medicamentos para a impotência como garantia de que não vão falhar na “hora h”. O grande perigo, segundo Heidemann, é que isso cria uma forte dependência psicológica para aqueles que estão iniciando a vida sexual. Entre as meninas, a questão mais preocupante é a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. "Fala-se muito da Aids, mas o câncer de colo de útero, que é causado pelo vírus HPV, pode ter início na adolescência. A iniciação sexual cada vez mais precoce deixa os adolescentes expostos”, lembra.
O trabalho desenvolvido em Petrópolis conclui que adolescentes têm hábitos e condutas que moldam seu estilo de vida e servem de base de sustentação para a saúde adulta e sua longevidade. De acordo com Heidemann e Jacques, o ambiente familiar e da escola devem estar preparados para as mudanças e necessidades oriundas desse processo de amadurecimento e de transformação. “O não ajustamento à realidade gera problemas de saúde no adolescente e, quanto antes houver atuação de profissionais de saúde e de educação, mais efetiva será a ação de prevenção e cura de doenças”.
A cartilha, que já circula em escolas e Unidades de Família da cidade imperial, do Rio de Janeiro, de Teresópolis, Angra dos Reis e alguns municípios da Baixada Fluminense, será distribuída nos demais municípios brasileiros em breve, segundo o Ministério da Saúde.
XV Semana Científica

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE vem, desde 1994, realizando anualmente sua Semana Científica, na qual profissionais e estudantes de Petrópolis e adjacências têm a oportunidade de apresentar sua produção científica. Na edição deste ano, o evento se revestirá de um significado especial: a conjuntura internacional aponta para importantes e graves questões mais de 300 mil pessoas infectados em 115 países –, revela algumas fragilidades de nosso modo de vida que precisam ser objeto de reflexão e intervenção. Mesmo antes da mobilização global fruto destes acontecimentos, a Organização Mundial da Saúde já denunciava o recrudescimento de alguns indicadores de saúde de extrema importância, como a perda de controle do número de pessoas infectadas pela tuberculose e outras doenças contagiosas, o aumento vertiginoso da violência, particularmente contra a mulher, e a crescente deterioração da qualidade de vida nas cidades. “Todas estas questões estão fortemente associadas à estrutura e ao estilo de vida nos grandes centros urbanos. Por essa razão, seguindo a linha de coerência que mantemos nos últimos anos, escolhemos para a Semana Científica 2009 o Tema Educação X Males Urbanos: Um pacto pela vida”, explicou o coordenador do evento, Prof. João Carlos de Miranda.
De acordo com Miranda, os principais problemas de saúde encontrados hoje estão ligados a urbanização. Hoje, cerca de 80% da população vive em cidades. Dentre os problemas que estão ligados às cidades estão a violência, as doenças infecto-contagiosas e os problemas comportamentais, como a depressão e a obesidade. “Estes são, antes de mais nada, problemas de origem comportamental. A obesidade, por exemplo, está intimamente ligada ao padrão sedentário, alimentação rica em fast foods. Hoje a obesidade é uma doença que vem crescendo muito e surgindo cada vez mais cedo”, completou João Miranda.
Outro ponto abordado durante a XV Semana Científica é a violência, especialmente contra jovens e mulheres. “Estudos recentes mostram que a violência não está tão ligada às diferenças sociais, visto que em países ricos, a violência também existe. O fato é que a própria cidade é uma desencadeadora de violência”.
Professora de enfermagem e medicina defende tese de doutorado
De acordo com a professora, os enfermeiros da cidade construíram ao longo do tempo características próprias como a organização, busca pela hegemonia cultural e espaço no mercado de trabalho, diferentes do restante do país.
Segundo Heidmann, o doutorado em enfermagem traz uma melhora na qualidade do trabalho e um novo olhar sobre a profissão: “vou provocar os alunos a estudarem essa história que pesquisei, até mesmo para entender o processo atual da saúde no município”.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Cine debate exibe "Assim me diz a Bíblia"
O longa conta o depoimento de vários teólogos, pastores, do bispo anglicano Desmond Tutu, além de um rabino. Por meio destas participações se põe em questão o que realmente as passagens da Sagrada Escritura que se referem à relação entre pessoas do mesmo sexo querem dizer e se é justo, para com o sentido original do texto, usá-las como prerrogativa de condenação absoluta ao inferno para gays e lésbicas.
A interpretação literal do texto bíblico é desconstruída gradativamente na medida em que se contextualiza a situação cultural, a mentalidade presente na época retratada pelos textos. Numa linguagem fácil, os diversos depoimentos vão nos fazendo perceber que assim, como a Bíblia foi, e às vezes, ainda é, usada para justificar uma submissão ideológica das mulheres em relação soa homens e a discriminação racial, hoje, o alvo dos fundamentalistas bíblicos são os homossexuais.
O filme não é, no entanto, uma discussão teológica entre especialistas. Na verdade, esta contextualização original das passagens bíblicas se justifica à medida em que o público-alvo do documentário são as famílias, especialmente as de origem ou tradição cristã. Os idealizadores são um casal heterossexual Robin e Bruce, e a idéia desde o início era criar uma identificação com os telespectadores e quem não tem um parente ou um amigo gay? Por isso, o filme é centrado na história de cinco famílias cristãs com algum membro homossexual. Acompanhamos no filme os diferentes caminhos que cada família trilhou ao se deparar com a notícia de que um dos seus era homossexual, histórias distintas, mas que produziram em cada família uma profunda, e muitas vezes dramática, reflexão sobre o que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade, mas acima de tudo, sobre a incondicionalidade do amor divino e humano.
As famílias foram muito bem selecionadas com histórias muito significativas, mas vale ressaltar a da família Robinson. São entrevistados os pais e a ex-mulher de Gene Robinson, o primeiro bispo anglicano assumidamente gay da história. Ele se converte num símbolo importantíssimo da possibilidade real de conciliação entre as identidades gay e cristã e não há como não se emocionar, no filme, com as cenas de sua consagração episcopal.
“Assim me diz a Bíblia” expressa de maneira muito clara que há uma ideologia perversa por trás do uso de passagens isoladas da Sagrada Escritura para justificar religiosamente o ódio aos homossexuais e nos mostra, concretamente, por meio da história de cinco famílias cristãs, os caminhos reais trilhados por pessoas que souberam resignificar em suas vidas o que realmente a Bíblia nos diz de mais importante e central: o amor verdadeiro e incondicional a todos.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Aconteceu aqui!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Balanço favorável no primeiro semestre do ano
Para a coordenadora, a preocupação e expectativa para este semestre é tentar melhorar os pontos frágeis e fortalecer os positivos para que a qualidade seja mantida: “quando recebemos uma boa avaliação, precisamos dar conta disso. Temos que manter o ritmo, isso me preocupa, no sentido de uma possível acomodação”.
ONU vai distribuir cartilha sobre sexualidade para adolescentes
O material foi feito com base na experiência acumulada pela enfermeira nas oficinas que realiza com estudantes de escolas públicas e particulares da cidade imperial. A idéia da cartilha, adequada à linguagem do público jovem, surgiu após o diagnóstico de que os adolescentes têm muitas dúvidas e inseguranças no que diz respeito à sexualidade.
A cartilha, que faz parte de um plano piloto desenvolvido em Petrópolis, já está pronta e será distribuída para todo o país.
Últimas notícias sobre a Influenza A
Mais informações sobre as medidas preventivas poddem ser obtidas: http://www.fmpfase.edu.br/univ/gripe/default.htm
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
O que saiu na imprensa
Fonte: Professor Paulo César Guimarães
* Estado de Minas

* Jornal " A Tarde" - Salvador/ Bahia
02 de agosto de 2008
72 pessoas morreram de meningite este ano na Bahia
Marco Aurélio Martins Ag. A TARDE
Hospital Couto Maia, na Cidade Baixa, é o centro de referência para tratamento
Pouca gente sabe, mas o inverno pode causar danos bem maiores do que uma simples gripe. A meningite é presença quase sempre certa nesta época. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até a última sexta-feira, 72 pessoas morreram vítimas da doença na Bahia este ano, sendo 629 casos confirmados. Só a meningite menincogócica, a forma mais grave da doença, matou 26 pessoas em 30 municípios do Estado. Os dados alertam para os perigos da doença, que pode infectar tanto crianças como adultos.
O pediatra e infectologista Paulo César Guimarães, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis e membro do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica que a meningite é um processo inflamatório e infeccioso que atinge as meninges (membranas cerebrais que revestem o sistema nervoso central) e que pode levar a vítima ao estado de coma e até à morte.
Segundo o especialista, a doença pode ser causada, principalmente, por vírus ou por algumas espécies de bactérias, que entram no organismo por meio das vias respiratórias – o que explica a maior incidência da doença no inverno. Ambientes fechados são favoráveis à transmissão dos agentes biológicos.
Prevenção – Como é possível, então, se prevenir da doença? Uma das formas são as vacinas, encontrada em centros de saúde particulares. De acordo com o infectologista Guimarães, não há outro método tão eficiente quanto a vacinação. “As pessoas podem evitar a meningite da mesma forma que evitam uma gripe, evitando ambientes fechados e proximidade com quem está com o vírus, mas nada substitui a eficácia da vacina”, pontua.
O ideal, segundo o médico, é se vacinar contra a meningite desde cedo. Crianças de até dois anos estão mais suscetíveis a contrair meningite porque não desenvolveram ainda imunidade aos agentes que provocam a doença. No entanto, adultos que não se vacinaram na infância e trabalham em lugares com pouca ventilação, por exemplo, ou que sofrem de doenças respiratórias, também estão vulneráveis. Rigidez da nuca, febre, dores de cabeça são alguns dos sintomas. Os recém-nascidos apresentam perda da capacidade de sucção e moleira abalada, ou seja, um pouco levantada.
O infectologista ainda ressalta que a população não precisa ficar preocupada com o risco de uma epidemia no momento. “A meningite é uma doença sazonal que pode ser evitada. O número de casos da doença ainda é controlado no Brasil”, afirma.
Referência – O Sistema Único de Sáude (SUS) disponibiliza vacinas para tipos como Hemofilos influenzae, responsável pela meningite em crianças pequenas, deixando, inclusive, mais sequelas que a meningite meningocócica. Guimarães lembra que, não só para meningite, mas para quase todas as doenças, a prevenção mais eficiente é a vacinação.
O Ministério da Saúde (MS) implantou Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) em todo País (atualmente são 38 CRIEs) para casos mais sérios. Em Salvador, funciona no Hospital Couto Maia.