quinta-feira, 13 de agosto de 2009

XV Semana Científica

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE promove, de 16 a 18 de setembro, a XV Semana Científica. Com o tema Educação X Males Urbanos: Um pacto pela vida, o evento vai discutir os impactos da sociedade atual e da urbanização na vida e saúde da população. A XV Semana Científica abordará a ligação intima da saúde humana com o estilo de vida e as relações que os seres têm entre si e o meio ambiente.
A Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE vem, desde 1994, realizando anualmente sua Semana Científica, na qual profissionais e estudantes de Petrópolis e adjacências têm a oportunidade de apresentar sua produção científica. Na edição deste ano, o evento se revestirá de um significado especial: a conjuntura internacional aponta para importantes e graves questões mais de 300 mil pessoas infectados em 115 países –, revela algumas fragilidades de nosso modo de vida que precisam ser objeto de reflexão e intervenção. Mesmo antes da mobilização global fruto destes acontecimentos, a Organização Mundial da Saúde já denunciava o recrudescimento de alguns indicadores de saúde de extrema importância, como a perda de controle do número de pessoas infectadas pela tuberculose e outras doenças contagiosas, o aumento vertiginoso da violência, particularmente contra a mulher, e a crescente deterioração da qualidade de vida nas cidades. “Todas estas questões estão fortemente associadas à estrutura e ao estilo de vida nos grandes centros urbanos. Por essa razão, seguindo a linha de coerência que mantemos nos últimos anos, escolhemos para a Semana Científica 2009 o Tema Educação X Males Urbanos: Um pacto pela vida”, explicou o coordenador do evento, Prof. João Carlos de Miranda.
De acordo com Miranda, os principais problemas de saúde encontrados hoje estão ligados a urbanização. Hoje, cerca de 80% da população vive em cidades. Dentre os problemas que estão ligados às cidades estão a violência, as doenças infecto-contagiosas e os problemas comportamentais, como a depressão e a obesidade. “Estes são, antes de mais nada, problemas de origem comportamental. A obesidade, por exemplo, está intimamente ligada ao padrão sedentário, alimentação rica em fast foods. Hoje a obesidade é uma doença que vem crescendo muito e surgindo cada vez mais cedo”, completou João Miranda.
Outro ponto abordado durante a XV Semana Científica é a violência, especialmente contra jovens e mulheres. “Estudos recentes mostram que a violência não está tão ligada às diferenças sociais, visto que em países ricos, a violência também existe. O fato é que a própria cidade é uma desencadeadora de violência”.





As incrições podem ser feitas até o dia 31/08 pelo site:

http://www.fmpfase.edu.br/curso/outros/semana2009/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis