sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Professor da FMP recebe prêmio internacional por estudo sobre tuberculose


O pneumologista Marcus Conde, professor convidado da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), foi agraciado recentemente com o prêmio Charles C. Shepard Science Award em razão do artigo "Three Months of Rifapentine and Isoniazid for Latent Tuberculosis Infection" (Três meses de Rifapentina e Isoniazida para Tuberculose Latente), publicado no The New England Journal of Medicine. Os outros 16 autores do texto também receberam a homenagem.

O prêmio é concedido aos melhores artigos publicados em jornais científicos de grande impacto, em diferentes categorias: controle e prevenção, avaliação, métodos e desenho de estudos. Todos os artigos nominados são revistos por um comitê que conta com a participação de dois coordenadores, 17 revisores e um secretário executivo. As publicações são avaliadas com relação ao mérito científico e impacto em termos de saúde pública.

“Ganhar este prêmio significa o reconhecimento de que este foi o mais importante trabalho científico do ano, em termos de prevenção de doenças”, relata Conde. “Nosso estudo mostra que é possível diminuir o tempo de tratamento da tuberculose enquanto infecção latente. Atualmente, as pessoas infectadas pelo bacilo da tuberculose tomam remédio por seis a nove meses diariamente. O novo tratamento foi administrado uma vez por semana, durante três meses, e demonstrou a mesma eficácia”, explica.

A adoção do novo tratamento facilitaria a cura da infecção, pois a maior causa do insucesso do método atual é que os pacientes abandonam o tratamento no meio do caminho. Atualmente, são detectados cerca de 75 mil novos infectados no Brasil, por ano, e é estimado que eles infectem de 200 a 350 mil pessoas. Destas, entre 3% e 5% adoecem. Com o novo tratamento, cerca de 90% destes novos casos podem ser evitados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis