segunda-feira, 6 de maio de 2013

Semana de Enfermagem debate valorização profissional na FMP/Fase


"Consciência profissional e a Enfermagem no cuidado com a vida" é o tema da 12ª. Semana de Enfermagem que a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promove de 13 a 15 de maio. O Dia Mundial do Enfermeiro é comemorado no domingo, 12. O objetivo das atividades, voltadas para estudantes e profissionais da área, é promover a reflexão e a discussão sobre o ato de cuidar, em sintonia com a 74a. Semana Brasileira de Enfermagem.

O evento em Petrópolis terá palestras, workshop, premiações de projetos científicos e homenagens, como aos 15 anos da Fase e ao ex-aluno e enfermeiro do Corpo de Bombeiros Rene Giardini, ferido durante as chuvas de março de 2013, na cidade. Também ocorrerá a cerimônia de imposição de insígnias e o lançamento de um curso de extensão sobre assistência de enfermagem em caso de acidente com animais peçonhentos, a partir do dia 22.

Sobre as conquistas profissionais da categoria, a coordenadora do curso de Enfermagem da Fase, a enfermeira doutora Míriam Heidemann, destaca que ainda há muitas vitórias a serem alcançadas. “Hoje está em maior evidência a discussão para a aprovação do regime de trabalho da enfermagem em 30 horas semanais. Outra luta é o cumprimento da Lei de Exercício Profissional, a Lei 7.498 de 1986, que destaca todas as competências de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Até hoje não há cumprimento pleno da mesma, nem em termos públicos, nem em termos particulares”, diz.

A falta de mão de obra qualificada é outro problema apontado pela professora Míriam Heidemann, que é autora do texto-base da 74a. Semana Brasileira de Enfermagem. “Há carência de enfermeiros e técnicos de Enfermagem no Brasil. O reflexo dessa carência está nos problemas de saúde nacionais, que nos posicionam nas piores colocações de padrões de saúde mundiais. Em termos proporcionais, não chegamos a um enfermeiro para cada 1.000 habitantes. Em outros países, como os EUA, existem nove ou dez por 1.000 pessoas”, conta a coordenadora do curso de Enfermagem da Fase.

Serviço
12ª. Semana de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Petrópolis (Av. Barão do Rio Branco, 1.003, Centro, Petrópolis)
De 13 a 15 de maio. Investimento: R$ 15 (palestras) e R$ 10 (curso de extensão)

Programação:

Dia 13

9h às 9h20 – 15 anos Fase (homenagem ao ex-aluno e enfermeiro do Corpo de Bombeiros Rene Giardini, ferido durante as chuvas de março de 2013, em Petrópolis).
9h20 às 10h – “Consciência profissional e a enfermagem no cuidado com a vida”. Palestrante: Profª. Drª. Miriam Heidemann, coordenadora do curso de Enfermagem da Fase.
10h30 às 11h45 – Simpósio “Prática clínica no estágio supervisionado”. Palestrantes: Prof. Enfº Anderson Machado, Profª Enfª Cláudia Bade, Prof Enfº José Augusto da Silva e Profª Enfª Alessandra Cleires.
13h às 13h45 – Workshop “Curativo” – Enfª Eliane Mitsuko, representante da ConvaTec.
14h às 15h – “Higienização hospitalar – O enfermeiro frente às adversidades” – Enfª Mônica Reis, gerente de Enfermagem do Hospital SMH, ex-aluna da faculdade.
15h30 às 17h – “Prática clínica em cursos técnicos de enfermagem”, com alunos de cinco cursos técnicos de Enfermagem de Petrópolis.

Dia 14

13h às 14h30 – “O papel do coordenador”. Palestrantes: professoras Vivina Lanzarini, da Fase, e Carolina Siqueira, do Instituto Jesus Monteiro.
15h às 16h15 – “Enfermagem x Espiritualidade”, com Frei Vitório Mazzuco do Instituto Teológico Franciscano.
16h30 às 17h30 – “Enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes - Uma reflexão pertinente”. Palestrante: Ricardo Tammela, coordenador de Projetos Especiais da FMP/Fase.
17h45 às 18h15 – Homenagens:
- Premiação Simulado Acadêmico Integrado de Enfermagem (SAIENF), aplicado em 2012 (premiação dos 16 melhores alunos).
- Posse oficial dos novos membros do Centro Acadêmico de Enfermagem.
- Resultado da gincana de arrecadação de alimentos para postos de saúde da cidade (oito turmas participantes).
- Posse do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem (Gepenf).

Dia 15

19h - Cerimônia de Imposição de Insígnias. Professores homenageados: Isabelle Geofroy e Luzimar Borba Paim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis