sexta-feira, 12 de junho de 2015

FMP/Fase realiza atividades sobre saúde do idoso



Os hábitos e estilos de vida da sociedade vêm sofrendo mudanças significativas ao longo dos anos. Na última década, a expectativa de vida da população brasileira aumentou de 71 para 75 anos. Atenta a essa realidade, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) criou um projeto voltado para a promoção da saúde do idoso, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atenderem a esses novos desafios.
Segundo estimativas do IBGE, a população acima de 60 anos vai ultrapassar, nos próximos 20 anos, os atuais 22,9 milhões (11,34%) para 88,6 milhões (39,2%), no país. “O Brasil está envelhecendo rápido. Somente em Petrópolis, essa população corresponde a 14,1%, acima da média do Estado, que registra hoje 12,1%. Quando nossos alunos se formarem, essa realidade será ainda maior, porque as pessoas estão vivendo mais e tendo menos filhos”, explicou Claudia Respeita, professora do curso de Enfermagem da FMP/Fase, responsável pelo projeto, criado em 2013.
Participaram das atividades, idosos a partir dos 60 anos de idade, atendidos nas unidades de saúde da família geridas pela FMP/Fase e pela Secretaria Municipal de Saúde. Os próprios alunos do curso de Enfermagem da FMP/Fase orientaram o grupo sobre atividades físicas, prevenção de acidentes e direito dos idosos. “A atividade nos ajuda a entrar melhor no mundo deles, saber como eles são. A faculdade abre essa porta para nos preparar quando ingressarmos no mercado de trabalho, pois na prática nós não podemos errar”, comentou Roseli Santos Martins, aluna do 3º período.
Os idosos também participaram de oficinas de dança e memorização. “Antigamente, nós tínhamos uma alimentação mais saudável. Agora, os jovens consomem muito agrotóxico, o que é um problema. Cuidar da saúde, hoje, gera um idoso saudável amanhã”, afirmou Jaime José Vaz, de 89 anos. “Esse tipo de evento é muito importante para nós, idosos, assim não ficamos parados”, disse Neusa Carvalho, de 84 anos.
A ideia é que essas atividades sejam aplicadas a cada semestre, contemplando, assim, outros idosos interessados em participar das oficinas e dos debates oferecidos pelo projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis