sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Curso de Odontologia da Fase destaca Petrópolis na área de saúde do Estado

Em um cenário de constante inovação tecnológica e avanços na área da saúde, mesmo com a retração do mercado, por conta da crise instalada no país, Petrópolis está ganhando um importante incremento nas áreas de saúde e educação, com os investimentos realizados pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) para a ampliação de sua oferta de cursos e serviços.

A recente aprovação do MEC, com conceito máximo, nota 5, para a abertura do curso de graduação em Odontologia da Fase, agrega ainda mais valor ao título de reconhecimento de Petrópolis como cidade universitária. O curso tem previsão de início no primeiro semestre de 2016.

“Ao longo de quase 50 anos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis atrai jovens de todo o Brasil, que vêm buscar educação médica de tradição e qualidade, beneficiando a economia local com recursos novos aqui aplicados. A Faculdade Arthur Sá Earp Neto, em processo de expansão e inspirada nesses ideais, destaca-se como Instituição de excelência na oferta de formação e produção de conhecimento. A abertura do curso de Odontologia vem confirmar essa tendência", destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

O lançamento do curso de Odontologia trará benefícios para a população, pois permite acesso gratuito a muitos tratamentos de forma integral, ou seja, o paciente passa por uma equipe multiprofissional, para que os cuidados à saúde sejam realizados de forma unificada. Essa metodologia de atendimento garante melhor assistência e qualidade de vida à comunidade, além de oferecer um espaço de constante desenvolvimento científico e econômico na região.

Para atender a essa demanda está sendo construído um prédio de quatro andares, no terreno onde funciona o Ambulatório-Escola da Fase, em Cascatinha. Somente em 2014, a unidade realizou 75.033 intervenções, sendo 44.537 atividades de Atenção Básica, 19.733 de Atenção Complementar e 10.763 exames. Com as 52 novas salas de atendimento odontológico haverá um aumento significativo desses serviços.

“As clínicas odontológicas de ensino da FMP/Fase irão funcionar com consultas integradas às demais áreas da saúde, já que todas as especialidades médicas oferecidas no local vão atuar juntas no atendimento aos pacientes. O projeto do prédio e das clínicas é inovador, funcional e atende plenamente às demandas de acessibilidade”, frisa Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da Fase.

Esses novos profissionais que serão formados pela Fase também terão um importante papel junto à Atenção Básica, atuando em unidades de saúde da família e em escolas com atividades de saúde bucal e prevenção. Os investimentos foram realizados para suprir uma carência do município, na área odontológica, seja na formação de profissionais qualificados ou na ampliação dos serviços prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis