sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Programação da Semana de 11 a 17 de outubro de 2015

Programa EM QUESTÃO
Tema: Como lidar com o diagnóstico do câncer?
  • O suporte psicológico é fundamental durante as diferentes fases do tratamento do câncer. A saúde emocional faz toda a diferença nos resultados. Para falar sobre o tema, o Em Questão conversa com a arquiteta Cris Moura, diagnosticada com câncer de mama há cinco anos e voluntária da campanha Outubro Rosa, e com a psicóloga do CTO, Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis, Cristina Volker.
Em Questão: Segunda, 20h
                        Terça, 21h30
                        Quarta, 22h30
                        Quinta, 21h30 
                        Sexta, 22h
                        Sábado, 14h30
                        Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Jonas Bloch - Paixão em Cena.
  • Sensibilidade à flor da pele, energia e paixão no palco. Em 50 anos de carreira, o ator Jonas Bloch mantém o mesmo empenho para tocar a mente e o coração da plateia do início, ainda adolescente. No programa, ele fala da trajetória artística no teatro, no cinema e na TV, onde estreou ainda no tempo em que tudo era ao vivo, sem videotape. Jonas fala ainda da família e de facetas menos conhecidas, incluindo o trabalho como escultor. De volta aos palcos com o espetáculo “O Delírio do Verbo”, baseado na obra do poeta pantaneiro Manoel de Barros, ele fala do prazer de atuar e do papel da arte na transformação da sociedade.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30

Programa MINUTO FASE Tema: Profissões
 
MÉDICO
  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
NUTRICIONISTA
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

ENFERMEIRO
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
ADMINISTRADOR
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
RECURSOS HUMANOS
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Década Internacional de Afrodescendentes – Quilombo do Dandá/Bahia – Guerra e Paz/ONU
  • Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil. Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis ‘Guerra e Paz’, de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França.
Ao Redor: Terça, 11h
                   Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h

Programa FAIXA INTERATIVA – Em Questão
Tema: Série nutrição nos ciclos da vida – crianças e adolescentes.
  • 80% das crianças brasileiras consomem mais açúcar do que deveriam. 89% dos pequenos também excedem a quantidade de gordura estabelecida pelos órgãos de saúde. Por outro lado, o consumo de alimentos saudáveis e necessários para o bom funcionamento do organismo está abaixo do recomendado. Para citar só um desses índices: 82% das crianças não alcançam o valor mínimo de ingestão de fibras. Os dados são do IBGE e servem para ilustrar o primeiro programa da série sobre Nutrição nos Diferentes Ciclos de Vida. Neste episódio, o tema Em Questão é a Alimentação Infantil. O assunto é debatido com as nutricionistas Karine Durães, Katia Maria Cili e Tatiara Monção.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h 

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:
 
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: As muitas formas de educação científica
  • Divulgar os benefícios da ciência ajuda a estimular vocações e permite a defesa de mais recursos para as pesquisas. Consequentemente, mais desenvolvimento, mais avanços. Mas já há quem conteste o rumo do próprio desenvolvimento baseado nas novas tecnologias. Afinal, houve época em que a ciência podia tudo e que tudo seria possível no mundo a partir dos conhecimentos científicos. De repente, o louvado DDT, o pesticida que permitiu o aumento da produção agrícola, revelou-se desastroso para a saúde. Os CFCs dos sprays, geladeiras e ar condicionado começaram a abrir um buraco na camada de ozônio e tiveram de ser retirados de cena. Consta que os primeiros e verdadeiros divulgadores da ciência foram os gregos, com sua preocupação de ensinar a arte de pensar e duvidar; valorizando o pensamento como a grande força da vida humana. Repensar e definir o tipo de difusão e educação científica que queremos é o desafio dos convidados do programa.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                          Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Vivendo como deficiente visual.
  • Viver de forma independente quando se tem uma deficiência pode ser complicado quando o lugar não é adaptado. Apesar de existirem avanços na tecnologia e na acessibilidade, muita coisa ainda precisa ser feita para promover a igualdade e a dignidade de quem tem algum tipo de deficiência. O episódio mostra como vive alguém com deficiência visual no Brasil. Quais são as dificuldades, os direitos e de que forma essa pessoa pode ter uma vida independente e vencer as dificuldades.
Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h
                                                    Quarta, 10h
                                                    Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Cinema Africano
  • O primeiro longa-metragem da África Subsaariana, considerado um marco da história do cinema africano, foi realizado em 1966 e já trazia temas que tornaram-se recorrentes na primeira geração dos cineastas pós-independência: A crítica ao colonialismo e à nova burguesia africana. No programa, o apresentador Renato Farias conversa com o cineasta Joel Zito Araújo.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                               Segunda, 22h30
                               Quinta, 20h

Programa NA ESTRADA
Tema: Al - Arapiraca
  • O episódio apresenta dois projetos realizados em Alagoas: o “Saúde que vem da terra: farmácia viva” é uma iniciativa da escola Benjamin Felisberto da Silva, que tem como objetivo prevenir e promover a saúde das crianças com o uso das plantas medicinais. O “Pai Coruja” é um projeto conhecido como pré-natal masculino e tem como um dos objetivos estreitar as relações entre o homem e o bebê desde a gestação da mulher.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                             Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Morando no emprego
  • Como é para uma pessoa e sua família ter de morar no mesmo lugar que trabalha?
Em Família: Quarta, 20h
                      Domingo, 16h
                     Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Democracia, comunicação e saúde.
  • Especialistas e ativistas de movimentos sociais falam sobre a articulação entre comunicação, democracia e saúde.
Unidiversidade: Terça, 10h
                            Quinta, 18h
                            Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis