segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Programação da Semana de 21 a 27de fevereiro de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
Tema: Refluxo

o    O Refluxo é um distúrbio que muitas vezes é confundido com azia. Tem muita gente que apela para a automedicação, quando sente essa ardência na garganta. Mas na verdade, essa é uma consequência do refluxo, que acontece quando o alimento, misturado ao suco gástrico, volta do estômago para o esôfago. Além do desconforto, o refluxo também pode provocar alterações dentárias, e atingir a laringe e os pulmões, gerando problemas respiratórios. O episódio conta com as participações da gastropediatra Sílvia Anderson Cruz e do gastroenterologista José Pinna Cabral.

Em Questão: Segunda, 20h
Terça, 21h30
Quarta, 22h30
Quinta, 21h30
Sexta, 22h
Sábado, 14h30
Domingo, 13h e 22h30


·         Programa ARTE & CULTURA
Tema: Acessibilidade na arte

o    Uma reflexão que vai além da deficiência, das barreiras e da acessibilidade, a inclusão social. A arte exerce um papel fundamental na construção do ser humano, pois envolve a sensibilidade, expressão e afetividade. O programa dessa semana trás duas historias diferentes e uma superação de vida que ultrapassa os limites do impossível. Uma transformação e busca pelos sonhos através da arte.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
Quinta, 22h30
Sábado, 17h
Domingo, 20h30


·         Programa Série Santos Dumont
Tem :Genômica

o    O episódio fala sobre a importância do projeto de genômica desenvolvido no Laboratório Nacional de Computação Científica, o LNCC, e como essas pesquisas serão beneficiadas pela chegada do supercomputador SDumont, o mais potente em operação hoje no Brasil e  o  primeiro com capacidade petaflópica da América Latina: processa até 1,1 QUATRILHÃO de operações de ponto flutuante por segundo. O LNCC, coordena a Rede Genoma Brasileiro desde o início dos anos 2000. Do início do projeto até agora, mais de 400 genomas já foram sequenciados.  As pesquisas geraram a publicação de mais de 500 artigos científicos. Entre os alvos, o mosquito transmissor da malária, microorganismos que causam infecção hospitalar e uma bactéria magnética encontrada na Lagoa de Araruama, no Rio de Janeiro. Cada descoberta abre um leque de possibilidades de aplicação, principalmente na área da saúde.
Série Dumont: Terça, 11h                                                                                                         Quinta, 20h30
       Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
combate ao mosquito

o    Para combater o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, informação. Equipes do Posto de Saúde da Estrada da Saudade e da FMP/Fase visitaram as casas  da comunidade. O Minuto Fase mostra como foi o mutirão. O grupo distribuiu panfletos, explicando como evitar a proliferação do Aedes Aegypti. E também ajudou os moradores no mutirão para descartar recipientes com água parada.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação.Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema:
Zica, dengue chikungunya

o    O avanço da microcefalia e do zika vírus nas Américas foi declarado como emergência internacional pela Organização Mundial da Saúde. A previsão é de que o zika se alastre rapidamente pelo continente, podendo afetar até 4 milhões de pessoas em 2016. Um milhão e meio só no Brasil. Zika, dengue e chicungunya, embora sejam doenças diferentes, possuem sintomas parecidos e um mesmo transmissor, o mosquito aedes aegypti. O Em Questão aborda o assunto com o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães, ele que é infectologista, pediatra e membro do comitê de infectologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
Tema: Beleza posta na mesa
o    No mundo inteiro, a busca pela aparência perfeita está se transformando em uma verdadeira epidemia. Nos últimos 10 anos, só na América Latina, houve um acréscimo de 200% na procura por cirurgias plásticas. O Brasil só perde para os Estados Unidos na quantidade de cirurgias estéticas realizadas. No quesito insatisfação com a aparência, as brasileiras só perdem para as japonesas. Mas por que isto está acontecendo ? Muitos dizem que a culpa é da mídia. Não é à toa que numa pesquisa internacional, 68% das mulheres dizem que os meios de comunicação usam padrões inatingíveis e 75% querem ver pessoas normais retratando a beleza. Neste programa, os convidados põem a beleza na mesa e apontam caminhos para o equilíbrio na busca pela boa aparência.
Tome Ciência: Quarta, 16h
Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Zica Vírus

o    Primeiro foi a dengue, depois o chikungunha e agora o zika vírus. 3 doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, o aedes aegypti. E agora hein, como será o verão com mais essa ameaça? Quem responde é um pesquisador aqui da Fiocruz. Ele vai dizer quais são os sintomas provocados pelo novo vírus e qual a gravidade da doença, se comparada com as outras duas. Também vamos falar das gestantes. Você vai entender o que se sabe, até agora, sobre a relação do vírus com a microcefalia e como as grávidas devem se proteger da picada do inseto.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h
                  Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Um olhar sobre a produção cultural na rocinha

o    Um olhar sobre a produção cultural na Rocinha é o livro do Ciência& Letras do programa dessa semana. Davison Coutinho, o idealizador do projeto e desenhista industrial e Jorge Luiz, coordenador do grupo de valsa sonhos de uma noite, irá nos contarum pouco mais sobre esse novo projeto cultural.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
Segunda, 22h30
Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema:Brasília – DF

o     O canal Saúde na Estrada essa semana é especial. O programa irá mostrar como foi à décima conferencia nacional de saúde que aconteceu entre os dias primeiro e quatro de dezembro, no centro de convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. 
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
Terça, 23h




·         Programa EM FAMÍLIA
Tema: Bullying


o    Quem viveu a infância em algumas décadas cresceu achando natural algumas brincadeiras maldosas entre crianças. Não que muita coisa tenha mudado na infância de hoje, agressões físicas, desqualificaçõesmorais e perseguições, ainda colocam a prova a resistência emocional e a popularidade entre os “amigos”, mashoje o que as vezes era considerado brincadeira leva outro nome: Bullyin. E junto com esse termo americano que vem de valentia nasceu uma grande discursão no mundo todo. Não! Brincadeiras de mal gosto e perseguições não são coisas normais. O programa dessa semana é dedicado a uma conversa sobre bullying.
Em Família: Quarta, 20h
Domingo, 16h
Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Cop 21

o    195 países se reuniram em Paris. Em pauta, o futuro do planeta. Cop 21 clima é o tema do Unidiversidade dessa semana.
Unidiversidade:
Quinta, 18h
Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde diariamente, em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis