sexta-feira, 4 de março de 2016

Estudantes de Enfermagem da Fase orientam gestantes sobre o vírus Zika

Alunas do curso de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizaram, nesta semana, uma atividade voltada para um grupo de gestantes, sobre prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus Zika, Chikungunya e Dengue.  A ação foi realizada no Ambulatório-Escola da faculdade, localizado no bairro Loteamento Samambaia.

Devido ao grande número de casos de pessoas contaminadas com o Zika vírus, no Brasil, e ao aumento de suspeitas de pessoas com a doença, em Petrópolis, as estudantes realizaram uma palestra aberta ao público, com foco nas gestantes, onde explicaram os principais sintomas e formas de tratamento da doença, assim como os métodos de prevenção contra o mosquito.

“Diante da epidemia que o Brasil e o mundo vivem da microcefalia, e da contaminação peloZika vírus, nós pensamos que era a hora de falar sobre o assunto com as nossas gestantes. Para orientar sobre o que o vírus causa, e as formas de se prevenir”, explicou Aline Furtado,enfermeiraresponsável pela atividade.

Um dos assuntos abordados foi a relação do Zika vírus com a microcefalia,condição neurológica em que a cabeça e o cérebro da criança são menores do que os de outras da mesma idade e sexo, acarretando problemas de desenvolvimento. A manicure Luciana Gomes, uma das gestantes presente na palestra, garantiu que vem fazendo a sua parte para combater o mosquito. “Eu tenho passado bastante repelente e tentado cuidar dos vasos de planta", disse.

As estudantes de Enfermagem apresentaram três amostras das fases do mosquito– larva, o mosquito adulto e a fase de pupa –, cedidas pela Vigilância Sanitária. Os participantes também receberam panfletos que continham informações sobre o mosquito, explicando como ele se desenvolve, suas características e curiosidades.

Segundo a aluna Ingrid Fernandes, para aplicar a atividade foram necessárias horas de pesquisa e estudo com as colegas. “É um desafio, porque já estamos no nono período, então já estamos nos formando. É importante ter esse contato com o público, pois se trata de uma experiência profissional, além de uma experiência acadêmica para o nosso futuro”, afirmou. 

Ao final da atividade foram distribuídos brindes para as gestantes, como bebê conforto, carrinhos, roupas para recém-nascidos, entre outros. O grupo de gestantes do Ambulatório-Escola se reúne toda terça-feira, das 14 às 16h,para orientações sobre cuidados com o bebê, banho, alimentação, tipos de parto, mudanças no corpo, entre outros assuntos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis