sexta-feira, 18 de março de 2016

Programação da Semana de 20 a 26 de março de 2016.

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
          Tema: A Saúde Indígena
o    Os índios brasileiros representam uma diversidade cultural do tamanho do nosso território. Mais de trezentas etnias, com 270 línguas diferentes. Há povos com mais de 20 mil pessoas e há pequenos grupos com poucas dezenas de indivíduos. Uma parte conquistou o direito à terra. Outra, não. Há povos que entraram em contato com “os brancos” há centenas de anos. Outros, estão em isolamento voluntário. Diferenças que se tornam desafios quando o problema é a saúde dessas populações. O médico Paulo César Basta, professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e especialista em Saúde das Populações Indígenas, fala sobre os diferentes aspectos da questão.
Em Questão: Segunda, 20h
                       Terça, 21h30
                       Quarta, 22h30
                       Quinta, 21h30
                       Sexta, 22h
                       Sábado, 14h30
                       Domingo, 13h e 22h30


·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Série Mulheres na Arte - Sigrid Haack
Sigrid Haack é artista inquieta e múltipla. Transporta para seus trabalhos a emoção de cada momento. Embora tenha formação acadêmica, com bacharelado em pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, não se prende a técnicas específicas nem elege um único material como suporte para suas obras.  Se define como " um ser desejante", um estado de espírito sempre aberto ao novo, ao que virá. Neste Arte & Cultura, a artista fala sobre sua produção, o olhar feminino e seu interesse sobre os anseios da alma humana. Curiosidade que levou Sigrid a uma outra vertente profissional: a psicologia.

Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30



·         Programa Ao Redor
  Tema: Década internacional de afrodescendentes – Quilombo do              Dandá/ Bahia - Guerra civil e paz- ONU
o    Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil.  Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis ‘Guerra e Paz’, de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França.
Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                                     Quinta, 20h30
                Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Palestra Papel da mulher

o    Os diferentes papéis exercidos pelas mulheres na sociedade atual. Na literatura, na política, nas universidades e na mídia. Esse foi o tema do encontro organizado pela Academia Petropolitana de Letras no Dia Internacional da Mulher. O evento reuniu representantes de destaques da cidade em cada um desses segmentos.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
     Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Neurociência
o    Nenhuma outra parte do corpo é tão complexa quanto o cérebro. Estudar o cérebro significa entender nossa capacidade de guardar memórias, de associar fatos, de raciocinar. Os mecanismos que criam a possibilidade de aprender, tomar decisões e nosso comportamento social. Compreender o funcionamento do cérebro nos ajuda a entender o que nos torna humanos. A neurociência é o tema deste episódio do Em Questão, que tem como convidado o neurocientista Marcos Romualdo Costa, que é Pesquisador do Instituto do Cérebro/UFRN.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: Ciência & Cultura   
o    Para o Ministério da Cultura, ciência não é cultura. Apenas a difusão de manifestações artísticas pode receber isenções fiscais. Mas porque será então que, um ano após a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que foi em 1948, os cientistas deram o nome de “Ciência e Cultura” para o órgão oficial da nova entidade? E o filósofo da natureza Galileu – aquele que dizia que a terra se movia em torno do sol – que foi perseguido pelo poder dominante da época, já que não tinha como provar a teoria? E Leonardo da Vince? Era cientista ou artista? Como a impressão geral é a de que a ciência tem por base a razão – a busca por provas – enquanto a arte lida com emoções, cabe analisar a relação entre ciência e cultura, nesses tempos em que a tecnologia – que é a aplicação prática da ciência – muda hábitos, costumes, maneiras de ser e de pensar.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                          Domingo, 14h  

·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Saúde dos adolescentes

o    A adolescência é um período intenso. É o corpo que muda, o humor, novas vontades e desejos aparecem e o adolescente quer viver todas as experiências como se não houvesse amanhã. E a saúde nessa história, como fica? Você sabia que existe uma especialidade médica só para os adolescentes? O Ligado em Saúde fala sobre essa fase tão cheia de mudanças e descobertas.
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                             
                   Quarta, 10h                                                                
                   Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Médicos, medicina popular e inquisição     

o    Neste programa, há um bate-papo sobre o livro Médicos, Medicina Popular e Inquisição. A publicação trata da relação entre a classe médica e a inquisição na perseguição aos curandeiros em Portugal durante a Idade Média.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema Itaberaí / Anápolis – GO

o    O canal Saúde na Estrada te leva até Goiás, no centro de Itaberaí para conhecer o centro de equoterapia da cidade.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h

·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: Paternidade

o    O episódio aborda o que é ser pai nos dias de hoje e as transformações no papel do homem na educação dos filhos.
           Em Família: Quarta, 20h
                        Domingo, 16h
                        Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: TVs públicas

o    Democratização, diversidade, acesso à informação. Perspectiva da TV pública no Brasil. Esse é o tema do Unidiversidade dessa semana.
Unidiversidade:
Quinta, 18h
                             Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis