quarta-feira, 20 de abril de 2016

Mitos e verdades sobre a Hipertensão

professor Carlos Gazanego


- As medicações anti-hipertensivas afetam o desempenho sexual?
Certos betabloqueadores e outras drogas podem atingir a esfera sexual. No entanto, hoje dispomos de inúmeras drogas  efetivas e bem toleradas, que não apresentam influência sobre o desempenho sexual do paciente hipertenso.

- Dor de cabeça é sinal de pressão alta?
Talvez, mas vale ressaltar que o problema deve ser investigado, pois a dor de cabeça pode ter outras causas não diretamente ligadas à pressão. Caso sinta esse mal por muitos dias, o ideal é ir ao médico.

- O calor faz a pressão arterial cair?
A alta temperatura provoca vasodilatação, associada a certo grau de desidratação, ocasionando a queda da pressão.

Musculação ajuda a controlar a pressão alta?
O hipertenso pode fazer musculação apenas após avaliação criteriosa do cardiologista, lembrando que isso pode piorar a hipertensão.

Quando a pressão está baixa, colocar uma pitada de sal embaixo da língua resolve?
Pode elevar temporariamente o nível da pressão, no entanto, não é a melhor forma de resolver o problema. Para elevar a pressão, o corpo deverá reter líquido e isso não acontece imediatamente com a ingestão de sal. Para amenizar os desconfortos da pressão baixa, é recomendável tomar muito líquido e deitar-se no chão mantendo as pernas levantadas acima da cabeça.

Em crianças, o índice da pressão arterial é o mesmo que para um adulto?
Devido à menor superfície corporal, as crianças apresentam pressão arterial menor. Ao contrário do que ocorre com os adultos, a hipertensão na criança é secundária e, muitas vezes, pode ser a única ou a principal manifestação de uma doença grave, porém potencialmente curável. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis