sexta-feira, 8 de abril de 2016

Programação da Semana de 10 a 16 de abril de 2016


                                         
 Programação da Semana de 10 a 16 de abril de 2016


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

·         Programa EM QUESTÃO
             Tema: Câncer ginecológico
o   De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, são esperados mais de 300 mil novos casos de câncer em mulheres, em 2016. O câncer ginecológico é considerado um dos mais perigosos porque na maior parte dos casos é totalmente silencioso: não apresenta sintomas e costuma se espalhar para outros órgãos em fases mais avançadas. A ida regular ao ginecologista pode colaborar para que a doença seja diagnosticada em estágio inicial, facilitando o tratamento. A cada ano, são diagnosticados no Brasil quase trinta mil casos de câncer no sistema reprodutor feminino. São considerados tumores ginecológicos, os que afetam o útero, os ovários, a vulva, a vagina e o endométrio. O Em Questão sobre câncer ginecológico conta com a participação do ginecologista Cláudio Batista, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, doutor em Ciências e especializado em cirurgia do câncer ginecológico e de mamas, e também no tratamento de lesões pré-malignas do colo do útero.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30

·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: TV Morrinho

o   O programa traz o depoimento de um dos criadores do projeto Morrinho: o artista plástico Cirlan de Oliveira. Feito de tijolos e sucata, o Morrinho é uma maquete da favela do Pereirão, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O projeto teve início em 1997. A cada ano, a instalação incorporava novos detalhes e contornos que vão além da representação estética da comunidade. A miniatura gigante ganhou vida. Nela convivem quase mil bonecos, em constante ação. Tem dona-de-casa, tem moleque, tem traficante, tem policial e tem até artista. Nas vielas, moto-táxi e caveirão. Em 2001, a gravação de um documentário sobre o projeto despertou nos criadores da miniatura o interesse pelas câmeras. Surgia a ideia da TV Morrinho, que tem como eixo central a capacitação profissional de jovens da comunidade para a produção audiovisual e artes visuais. O canal também ajuda a refletir as questões do cotidiano e cria a oportunidade de reinterpretar a realidade, tendo o vídeo como veículo de transformação e reinvenção criativa.

·         Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Nélida Piñon – Devoção à Palavra
o   A FASE TV gravou um programa especial com Nélida Piñon, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A escritora foi a primeira mulher a se tornar presidente da ABL em mais de cem anos de instituição, em 1996. Em 55 anos de produção literária, a escritora publicou mais de duas dezenas de livros, entre romances, contos, ensaios e crônicas. A escritora teve suas obras traduzidas em vários países e conquistou uma série de prêmios nacionais e internacionais - entre eles o Príncipe de Astúrias das Letras de 2005, na Espanha.  A escritora e imortal foi a escolhida para abrir a 1ª edição da Festa Literária da Serra Imperial - FLISI, no Museu Imperial, em Petrópolis.
o   Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                             Quarta, 20h30
                             Quinta, 22h30
                             Sábado, 17h
                             Domingo, 20h30

·         Programa Ao Redor
Tema: Década internacional de afrodescendentes – Quilombo do        Dandá/ Bahia - Guerra civil e paz- ONU
o   Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil. Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis ‘Guerra e Paz’, de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França.


Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                                                               Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema: Ingressantes de Medicina 2016
o   A Faculdade de Medicina de Petrópolis recebeu 120 novos alunos. Os futuros médicos foram recepcionados pela direção e puderam visitar as unidades de saúde que são mantidas pela instituição em parceria com a rede pública. Cenários de prática onde os estudantes vão atuar ao longo dos seis anos de curso. Para receber os novos alunos, que vêm de diversos estados, a Faculdade de Medicina de Petrópolis organizou uma programação especial. Foram cinco dias de atividades integradoras.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o   Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o   O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o   O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o   A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR
 o   O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o   Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o   Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Radiologia industrial   
o   A radiologia tem aplicações que vão além da área da saúde. Ela também é usada na indústria para esterilizar materiais, padronizar o peso e o tamanho de produtos, checar a condição de equipamentos e até mesmo para apressar o ciclo natural de purificação de pedras preciosas.   Para falar sobre a radiologia industrial o Em Questão recebe o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica e perito da Agência Internacional de Energia Atômica, Josilto de Aquino. O engenheiro nuclear também atua na Divisão de Aplicação Industrial da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: De perto ninguém é normal?   
o   O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM – considerado a “bíblia da psiquiatria” mundial –, teve sua quinta edição lançada em maio de 2013, dividindo psiquiatras por aumentar a quantidade de doenças mentais: são agora 300 patologias descritas em 947 páginas. Chega a ser difícil não se encaixar em nenhuma delas. As farmácias que o digam. Não é à toa, que o tranquilizante Rivotril virou o segundo medicamento com receita médica mais vendido no Brasil. Somos também o segundo maior país consumidor de metilfenidato no mundo – a famosa Ritalina, usada no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Mas o que é de fato um transtorno mental e como ele é tratado no Brasil, onde uma clara política antimanicomial tem reduzido o número de hospitais psiquiátricos nas últimas décadas? Afinal, como dizia Caetano Veloso, de perto ninguém é normal? Quais as fronteiras entre doença e normalidade?
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                                  Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: HPN

o   O programa dessa semana irá falar sobre a Hemoglobinúria Paroxística Noturna mais conhecida pela sigla HPN. Por ser uma doença rara, é comum que os profissionais de saúde demorem a desconfiar dela, o que atrasa o diagnóstico, podendo levar a sintomas graves como a trombose. Por isso é tão importante falarmos sobre HPN, seus sinais e fatores que normalmente estão associados a ela. Depois que o problema é identificado, é possível controlar as complicações e resgatar a qualidade de vida.
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                             
                  Quarta, 10h                                                                
                  Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Portal periódicos      

o   Um espaço aberto para a produção de conhecimento e divulgação da ciência. Tudo em um único ambiente, que integra as revistas científicas editadas pela Fundação Oswaldo Cruz. O Portal de Periódicos da Fiocruz é o tema do Ciência e Letras desta semana.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                               Segunda, 22h30
                  Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Rio de Janeiro (Manguinhos) – RJ

o   O Canal Saúde na Estrada te leva a conhecer o Museu da Vida, uma super atração do campus da Fiocruz, em Maguinhos, no Rio de Janeiro.  
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h

·         Programa EM FAMÍLIA                     
             Tema: Crianças sob controle

o   Você acha que a televisão, os jogos e a internet têm um conteúdo adequado para as crianças? Se você tem filhos, consegue controlar o que eles acessam e assistem? Confia na publicação etária da programação, por exemplo? O programa irá falar sobre o controle e o impacto que esses meios têm na formação das crianças.
             Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Universidade pública em crise

  Política, financeira, econômica e educacional. A crise das universidades públicas tem muitas dimensões. Todas elas são debatidas neste episódio.
Unidiversidade: Quinta, 18h
                              Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

·         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis