segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Fase promove 22ª Semana Científica

De 18 a 21 de outubro, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover a 22ª edição da Semana Científica. Este ano, o tema central do evento levanta um importante questionamento da sociedade, que é discutido nos setores políticos, econômicos, nas áreas da saúde e acadêmica: Você tem fome de quê?

As atividades oferecem palestras, com variados assuntos relacionados à área da saúde, conhecimento, pesquisa, cultura, cine debate, cursos, exposição de artigos científicos, entre outros. A abertura do evento, no dia 18, às 18h, conta com a participação da antropóloga, mestre em Antropologia Social, Moema Miranda, que vai ministrar uma palestra abordando o tema da Semana Científica. 

“Vivemos tempos desafiantes. As crises ambientais e sociais alcançaram dimensões inéditas. A ponta mais visível no aspecto ambiental vem, certamente, dos dados sobre o aquecimento climático global, que ameaça as condições de vida no planeta. Em relação aos desafios sociais, são produzidos sistematicamente dados que indicam a concentração crescente de renda, com o consequente crescimento da pobreza e da fome. Diferente de outros momentos de “crise apocalíptica”, agora os dados vêm das ciências, são alarmantes e públicos. O aumento da fome, bem como sua solução, deveriam ser pensados dentro deste quadro mais amplo”, explica a antropóloga. 

Este ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia irá explorar o tema "Ciência alimentando o Brasil". Já na FMP/Fase, o objetivo é provocar a sociedade para a questão "Você tem fome de quê?", pois além da nutrição, é possível entender essa fome como a ânsia por uma sociedade mais igualitária, serviços de saúde adequados, dentre outras questões que merecem ser discutidas. Desta forma, a ideia é debater os temas relacionados às condições de vida da população para entender: como a ciência pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma nação?

“A sociedade humana tem hoje um enorme poder no planeta. Maior do que em qualquer outro período, desde que surgimos como espécie. Alguns cientistas afirmam que vivemos a era geológica do “antropoceno”, onde a forma como nossa espécie se relaciona com o planeta interfere em suas bases geológicas mais profundas. Sendo as causas humanas as responsáveis pelas crises ambientais e sociais que vivemos, somos também os que poderemos encontrar alternativas que mudem o rumo das coisas. Não estamos condenados à destruição, mas uma escolha de mudanças de rumo implica em alterações muito profundas de padrões econômicos, culturais, sociais, espirituais, etc”, ressalta Moema Miranda. 

Profissionais de diferentes áreas de atuação estarão presentes no evento para conversar, debater e explicar os assuntos relevantes, tendo como base o tema central proposto para reflexão. Para participar das atividades é necessário realizar a inscrição no site: www.fmpfase.edu.br, onde também é possível ter acesso à programação completa da XXII Semana Científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis