sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Programação da Semana de 30 de outubro a 05 de novembro de 2016




PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


Programa EM QUESTÃO
Tema: Fome de conhecimento

 “Estamos nos afogando em informação, enquanto passamos fome de sabedoria”. A frase do biólogo Edward Osborne Wilson, da Universidade de Harvard,  sintetiza a contradição dos tempos em que vivemos. Estamos em meio a um turbilhão de dados, mas nunca estivemos tão carentes de um sentido. Fome de Conhecimento. Esse é o assunto do Em Questão da semana. Parte da série “Você tem fome de que?”, tema da 22ª Semana Científica da FMP/Fase. O programa tem como convidados a antropóloga Moema Miranda, do Ibase, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, e o físico José Abdalla Helayel Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Ele que também dedica parte de seu tempo à “Educação em Periferias urbanas”, trabalhando em projetos de ensino, pesquisa e extensão em comunidades.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
                    

Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Mbyá Rekó: O jeito de Ser Guarani

Ymã nda'ipoi raka'e mba'eve (No antes não havia nada). A frase em Guarani fala do eterno processo de construção das coisas e da vida. O programa mostra a exposição Mbyá Rekó, O jeito de ser Guarani, em cartaz no Centro Cultural da FMP/Fase. Nela, o público faz um passeio pelas tradições do povo Guarani-Mbyá, como a importância do milho, elemento central da cerimônia de batismo dos índios. Tudo com textos em Guarani-Mbyá, com a tradução para o português. O espaço conta ainda com o artesanato produzido na aldeia Ará Hovy, em Maricá, e uma réplica da Opy - a Casa de Reza dos Guarani-Mbyá.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h

                           



Programa AO REDOR
Tema: Crimes Ambientais – Forçamento Radioativo – Tecelagem/Turquia
Representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alertam para a necessidade de estratégias internacionais para combater os crimes ambientais. O programa revela também que o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera bateu novo recorde, intensificando o fenômeno conhecido como “forçamento radiativo”. O episódio mostra ainda como as oficinas de tecelagem e alfaiataria estão abrindo novas perspectivas para refugiados sírios num acampamento da Turquia.
Ao Redor: Terça, 14h30
                  Sexta, 10h
                  Domingo, 13h
                   

Programa MINUTO FASE
Tema: SIPAT 2016

A FMP/Fase realizou a oitava Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho, a SIPAT. O evento tem como meta orientar e conscientizar os funcionários, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais, como lesões por esforço repetitivo. Este ano, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da instituição, realizou atividades que abordaram a saúde de uma forma mais ampla.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


Programa MINUTO FASE
Tema: Fase das profissões

O último ano do ensino médio é um momento de transição, marcado por dúvidas e expectativas. É a hora em que o estudante tem que definir qual curso seguirá na faculdade. A primeira edição do Fase das Profissões ofereceu a esses alunos uma experiência prévia do ambiente universitário e da rotina de cada uma das carreiras focadas pela FMP/Fase.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA - Semana Especial

DOMINGO – ARTE & CULTURA –
CAXOTE
SEGUNDA – EM QUESTÃO – MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
TERÇA – ARTE & CULTURA – SAM ALVES: VIVENDO UM SONHO + GUS MONSANTO
QUARTA – EM QUESTÃO – MEDICINA REGENERATIVA
QUINTA – ARTE&CULURA – BRUNO SAGLIA: DIREÇÃO DE CINEMA + MARCELLO MELO JR - ARTE NA VEIA
SEXTA –  EM QUESTÕA- SUPERBACTÉRIAS  

SÁBADO – ARTE & CULTURA- ARQUEOLOGIA CONTEMPORÂNEA  

 Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Os jovens campeões da ciência  

Medalha de ouro de brasileiro nas olimpíadas, seja qual for o esporte, produz uma enorme repercussão, com direito a foto na primeira página do jornal. A notícia que quase não sai nos jornais – ou sai escondidinha – é a quantidade de medalhas brasileiras em olimpíadas científicas para jovens. E não são poucas as medalhas e títulos. O Brasil já participa em 10 disciplinas, sem falar que temos 12 nacionais – consideradas sempre como um estímulo para despertar talentos científicos. Se sabidamente temos deficiências educacionais, quem seriam estão esses gênios? Como são vistos pelos colegas – especialmente nos casos de física e matemática? E será que se transformam depois em cientistas. O programa reuniu um grupo representativo desses medalhistas de vários níveis educacionais. Em cena, 56 medalhas de ouro, prata e bronze.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Déficit de natureza

Você já parou para pensar no tempo que passa longe da natureza ou de ambientes naturais? Parece óbvio afirmar que essa vivência faz falta, mas a verdade é que poucas pessoas se dão conta disso. Um deles foi o escritor norte-americano Richard Louv. Ele não só reuniu pesquisas que comprovam as consequências negativas dessa realidade para a saúde, como criou um termo para defini-la: “Transtorno de déficit de natureza”. Se você vive em um centro urbano, certamente sofre desse mal. O episódio aborda o problema e as possíveis soluções para as cidades. O programa também reflete sobre os impactos da infância longe dos ambientes verdes. 
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Caio Fernando Abreu – Cartas

Caio Fernando Abreu foi um dos maiores poetas de sua geração. Dentre seus escritos, há muitas cartas que trocou com amigos e familiares. O livro que serve de tema deste episódio, do escritor Ítalo Moriconi, analisa essas cartas.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Itaboraí/ Petrópolis – RJ

Em Itaboraí, conhecemos a Clínica-Escola do Autista, um projeto público pioneiro que visa, sobretudo, a integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular e ao meio social, por meio de um tratamento multidisciplinar oferecido por profissionais gabaritados no assunto. E fomos a Petrópolis para ver como funciona o Programa de Alergologia e Dispensação de Vacinas. Com 20 anos de atuação na rede de saúde pública do município, é executado no Centro de Especialidades Maria Célia e atende pacientes com asma, rinite alérgica, conjuntivite alérgica e alergia à picada de insetos.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Ao mestre com carinho
Você sabia que, no Japão, o imperador não se inclina diante de ninguém a não ser quando se encontra com o professor? Pois é, aqui no Brasil, Dom Pedro II disse que se não fosse imperador, desejaria ser professor por não conhecer missão mais nobre que é a de dirigir diligências juvenis e preparar os homens do futuro. Mas já tem tempo que os nossos mestres não recebem as devidas reverências. E a gente não está falando só de remuneração, não. Mas de respeito e consideração porque, afinal, quanto vale esse trabalho que ensina e inspira a busca pelo conhecimento? Por isso, o programa dessa semana é dedicado ao mestre com carinho.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  
   
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia surgiu em 2004 com o intuito de incentivar a formação científica entre jovens, por todo o país. Qual a importância estratégica para uma nação, o incentivo a formar as novas gerações nos ramos das ciências?
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Drenagem linfática, separação de pais e parto

Esta semana, no Histórias de Mãe, você vai conhecer os benefícios da drenagem linfática para gestantes. Fomos até uma clínica de estética conferir de perto esse processo. Além disso, conversamos com a psicóloga, Anna Maria São Tiago sobre separação dos pais. E mais: parto normal ou cesárea? A ginecologista e obstetra, Ana Claudia Seidinger explica.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Saúde mental

O Brasil possui cerca de 40 mil pessoas internadas em unidades psiquiátricas. Esse número é apenas uma pequena parcela dos quase 5 milhões de brasileiros que são portadores de algum problema considerado grave pela psiquiatria. Para falar sobre as principais questões da psiquiatria no Sistema Único de Saúde, o programa conta com as participações da supervisora do CAPS/RJ, Ana Cristina Figueiredo, a coordenadora da Assessoria de Saúde Mental da SES/RJ, Adriana Gaudêncio, o presidente do Centro de Estudos do Instituto Municipal Philippe Pinel, Sergio Levcovitz e a familiar de usuário, Maria das Graças Viana.
FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: A reforma do ensino médio

As críticas não são de hoje. O atual modelo do antigo segundo grau não agrada nem aos estudantes nem aos educadores pela falta de qualidade e objetivos. Recentemente, o governo federal anunciou uma proposta de reforma do ensino  médio que gerou polêmica e uma série de discussões na sociedade. O programa entra nesse debate.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Eleições  para a presidência da Fiocruz 2016 – Nísia Trindade  

Uma das principais instituições públicas de pesquisa e ensino do país, a Fiocruz, que promove saúde e desenvolvimento social, também elege o seu presidente. O programa desta semana apresenta as ideias e propostas da candidata, Nísia Trindade. Servidora da Fiocruz há quase trinta anos, Nísia é hoje a vice-presidente de ensino, informação e comunicação e também professora do programa de História de Ciências e da Saúde da Casa Oswaldo Cruz.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h



Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Chapada do Apodi – Morte e Vida

O episódio conta a história de trabalhadores rurais que vivem na Chapada do Apodi e que desenvolveram vários tipos de câncer por trabalharem com veneno.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis