sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Fase oferece curso em Abordagem no Atendimento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Ambiente Escolar


Com o objetivo de auxiliar os profissionais que atuam diretamente com crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e orientá-los na criação de estratégias para promover sua inserção no ambiente escolar, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Abordagem no Atendimento de Crianças com TEA em Ambiente Escolar, módulo 1.

“Nessa proposta, a escola é levada a pensar em incluir, no seu planejamento pedagógico, propostas curriculares que possibilitem a criação de um espaço onde possam se encaixar elementos físicos, humanos e materiais, específicos e adaptados às necessidades de cada criança. O olhar da escola deve ser o de respeitar as diversidades e diferenças, a singularidade de cada criança ao conhecer seu perfil comportamental, os déficits e as particularidades que apresenta”, explica Gustavo Gonçalves de Oliveira, psicólogo responsável pelo curso de extensão da FMP/Fase.

Os psicólogos ressaltam que a criança com TEA apresenta um desenvolvimento global característico, mas possui déficits e potenciais que se diferem de um caso para outro. Algumas crianças autistas podem possuir hipersensibilidade a barulhos, comportamentos inquietos e opositivos, enquanto outras podem possuir déficit cognitivo e intelectual maior e, outras ainda, apresentam prejuízos menores.

“Para o processo desse tipo de inserção acontecer no contexto escolar, não irá depender só da avaliação da equipe pedagógica, mas também multidisciplinar, como a avaliação neuropediátrica, psicológica, psiquiátrica, fonológica e psicopedagógica. Para que o profissional da área escolar organize e planeje estratégias de atendimento para essa clientela com necessidades tão específicas será necessário um mínimo de informações e conhecimento de como se apresenta o conjunto de comportamentos das crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista”, destaca a psicóloga Maria Dalva Barbosa do Monte, também responsável pelo curso de extensão da FMP/Fase.

As aulas serão realizadas no campus da faculdade, nos dias 07, 14, 21 e 28 de outubro de 2017, das 14h às 18h. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 05 de outubro, e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis