quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Estudantes da FMP/Fase promovem Campeonato de Futebol para crianças e adolescentes do Vale do Carangola

No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, estudantes da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), promoveram o Iº Campeonato Esportivo para crianças e adolescentes, no bairro Vale do Carangola. O evento, que aconteceu no último sábado (07), faz parte do Projeto de Extensão Universitária, iniciado em 2016, com o objetivo de realizar intervenções que promovam a saúde no local, levando em consideração as necessidades identificadas na comunidade.
 
O Projeto Vale do Carangola conta com a participação de 43 alunos da instituição, que foram distribuídos em grupos e identificaram aspectos específicos a serem trabalhados na região. Um desses grupos desenvolveu o subprojeto Carambola, com o intuito de promover qualidade de vida com uma abordagem mais humanista.
 
“Nós tivemos a intenção de fazer um campeonato porque acreditamos que o esporte é capaz de fazer a diferença nas pessoas, promovendo integração e participação em grupo. Nós esperamos que essas crianças aprendam o quão bom e importante é a prática de esportes. Acho que muita gente pensa que Medicina é somente consultório, mas Medicina é cuidar, dar atenção, poder ajudar as pessoas e fazer a diferença na vida de alguém”, conta a estudante de Medicina, Gabriela Noel.
 
O torneio de futebol reuniu cerca de 70 crianças e adolescentes entre 05 e 12 anos de idade. Na ocasião, os jovens ganharam medalhas e premiações após os jogos, um lanche e brinquedos doados através da AFIPE (Associação Filantrópica de Petrópolis). As alunas ainda arrecadaram 100 kg de alimentos não perecíveis a serem entregues às famílias carentes da localidade e conseguiram, por intermédio do grupo Transformando Vidas, a doação de chuteiras para os participantes que não tinham calçado apropriado para a competição.
 
“Para nós, a Extensão Universitária é uma ação educativa, portanto, uma ação que precisa ser libertadora, emancipadora. Uma ação que precisa ter significado e importância, tanto para os alunos e professores que fazem parte da Extensão na FMP/Fase, como as diferentes pessoas e comunidades com quem dialogamos e trocamos nossos saberes”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.
 
O Projeto Vale do Carangola conta, ainda, com outros importantes parceiros locais. São eles: Escola Municipal Lucia de Almeida Braga, Unidade de Saúde da Família, Centro de Referência em Assistência Social e ONG Núcleo de Alfabetização Ecológica.

 
Orientação Nutricional será tema da próxima atividade

Uma nova intervenção já tem data marcada para acontecer ainda este mês na comunidade. No dia 19, outro grupo de estudantes que participam do Projeto Vale do Carangola realizará uma oficina de receitas com ingredientes de baixo custo e alto poder nutritivo, voltado para as crianças identificadas com sobrepeso no bairro.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis