segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Programação da Semana de 29 de outubro a 04 de novembro de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Medicina Esportiva
A Medicina Esportiva estuda a influência das atividades físicas na saúde. Também auxilia no melhor rendimento dos praticantes e trata as lesões decorrentes da realização de atividades físicas. O objetivo é reabilitar o paciente para que volte às suas funções normais o quanto antes. E quando a gente fala em Medicina Esportiva, o ortopedista e cirurgião José Luiz Runco é uma referência. Ele foi médico do Flamengo durante 34 anos. E foi chefe da equipe médica da Seleção Brasileira de Futebol, onde atuou por 16 anos.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               


 

Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Sarah Abdala: No Ritmo dos Sentimentos
A cantora e compositora Sarah Abdala tem sua sonoridade calcada na MPB e no rock alternativo. Goiana, radicada no Rio de Janeiro, ela já participou de festivais de música como Vaca Amarela e Kizombeat, na Argentina. A virada na carreira aconteceu ao lado do Theremin, projeto que a levou à vitória do reality show musical Geléia do Rock, do canal Multishow/Globosat, em 2011.
 Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     


 

 
Programa MINUTO FASE
Tema: Pró Qualidade de Vida – Odontologia – Bruxismo e Ansiedade
Para promover a saúde de alunos e funcionários da FMP/Fase, o Núcleo Pedagógico da instituição criou o Projeto “ Pró Qualidade de Vida”. As atividades serão realizadas uma vez por mês, sempre com a participação de alunos de um dos cursos da faculdade. Quem deu o ponta pé inicial no projeto, foram os estudantes de Odontologia, com o tema “Bruxismo e Ansiedade”.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Futebol
O futebol como instrumento de mudanças sociais. O programa traz três iniciativas que estão ajudando a melhorar a vida de centenas de crianças e adultos, através do esporte: Nas Ilhas Maldivas, ao sul do continente asiático, o Ao Redor apresenta a primeira equipe feminina de futebol do arquipélago – jovens que entram em campo prontas para vencer os preconceitos de gênero. A brincadeira com a bola também tem ajudado crianças que vivem num campo de refugiados da Síria a vencer os traumas da guerra O episódio mostra ainda um exemplo de solidariedade: craques internacionais participam de um jogo contra a pobreza, na Suíça.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 

Programa COMO VAI VOCÊ?
 Tema: Egressos de Medicina – Turma 1991 – Augustus Mattos
Neste episódio, o médico Augustus Mattos, atualmente professor da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto, fala sobre como o aprendizado e as vivências durante o curso na FMP o levaram a escolher a área acadêmica.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA 

DOMINGO: Em Questão - Endometriose e Infertilidade

 
SEGUNDA: Em Questão - Oncoimagem

 
TERÇA: Em Questão - Psicologia Social

 
QUARTA: Em Questão - Depressão

 
QUINTA: Em Questão - Intercâmbio Estudantil

      

SEXTA: Em Questão - População em Situação de Rua

 
SÁBADO: Em Questão - Tecnologia da Informação e Saúde

 

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Um mundo de computador: o que fazem com nossos dados
Quem usa Facebook já deve ter notado: basta procurar um produto na internet que logo surge um anúncio do produto ou da loja em nossa página. A impressão é que estamos sendo vigiados o tempo todo. O que não deixa de ser verdade. Nossos dados no mundo de hoje, onde tudo se faz por computador ou celular, já viraram base para estratégias de negócios. Quando houve a denúncia da espionagem do governo americano sobre o Brasil, aumentou a consciência das pessoas sobre o uso de nossos dados por outros. Para conhecer mais o que se faz com as informações nesse mundo controlado por computadores, foram convidados especialistas que lidam com isso.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Menarca e Menopausa Precoces
A menarca é a primeira menstruação, marca o limite entre a infância e a vida adulta e costuma ocorrer na adolescência. Já a menopausa é a fase em cessam os períodos menstruais. Algumas vezes essas fases podem vir precocemente. Para entender um pouco mais sobre menarca e menopausa precoces, a apresentadora Yasmine Saboya conversa com o ginecologista da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ), Ricardo Bruno.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A Tradução Literária
O apresentador Renato Farias conversa com o poeta, escritor, professor e tradutor, Paulo Henriques Britto sobre seu livro "A Tradução Literária"..
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: São Luís de Montes Belos e Goiânia (Goiás)
Esta edição do Canal Saúde na Estrada fala sobre as cidades de São Luís de Montes Belos e Goiânia (Goiás). O programa conhece o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, também conhecido como Conecta SUS, uma inovação na gestão de saúde de Goiás. 

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30

 

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Mais Médicos
O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 pelo Governo Federal com o apoio dos estados e municípios e tendo como objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o Mais Médicos com o médico Maikel Peña e com a médica de família, Tamara Castro Monte.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Apropriação Cultural
O assunto deu o que falar este ano. Apropriação cultural, o uso ou a adoção de elementos específicos de uma cultura por membros de um outro grupo cultural. Em alguns casos, essa apropriação pode ter um valor negativo. Mas como isso ocorre? O que pensam as pessoas que discutem o assunto? Este é o tema do Unidiversidade.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Banco de Leite
Você sabe como funciona o Banco de leite? Você conhece? Quer mais informações? Você sabia que o banco também faz um serviço de auxílio à amamentação? Essas e outras informações, você encontra no Histórias de Mãe.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 
Programa FASE.DOC– ONU
Tema: ONU Mulheres reconstrói vidas de pessoas deslocadas à força no Iraque
Existem aproximadamente 3,3 milhões de refugiados e pessoas internamente deslocadas no Iraque. Muitas delas sofreram com a violência e têm pouco acesso a segurança e a serviços básicos. Mulheres e meninas deslocadas são frequentemente marginalizadas. A ONU Mulheres, com o apoio do governo do Japão, está trabalhando com parceiros para empoderar mulheres e meninas deslocadas por meio da educação, orientação e oportunidades de emprego.

Tema: ONU apoia desminagem e descarte de bombas na Somália
Anos de conflito armado na Somália resultaram em um grande número de resíduos explosivos de guerra, minas terrestres e dispositivos explosivos improvisados. O Serviço de Ação de Minas das Nações Unidas (UNMAS) está ajudando, com o financiamento do governo do Japão, o povo somali a reduzir as ameaças que essas explosões representam.

Tema: México um mês após os terremotos
Há um mês, no dia 19 de setembro de 2017, um terremoto de de magnitude 7.1 sacudiu o centro do México, 12 dias depois após outro movimento telúrico ter atingido o sudeste do país, especialmente as regiões de Oaxaca e Chiapas – e exatos 32 anos depois do terrível terremoto de 1985. Os terremotos recentes deixaram um saldo de pelo menos 400 pessoas mortas, danos a mais de 150 mil habitações, 12 escolas e 1,5 mil monumentos históricos. Os tremores foram seguidos de um imenso impulso de solidariedade – por parte da população, da comunidade internacional e das Nações Unidas.

Tema: Os pandas embaixadores em ação pelos objetivos globais da ONU
Para ampliar o conhecimento sobre o papel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os ODS – e da Agenda 2030 da ONU, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) designou dois filhotes de panda como os primeiros embaixadores animais para os ODS.

Tema: Malala defende liberdade para mulheres
Aos 20 anos, Malala Yousafzai está para ter seu sonho realizado. Em breve, a ativista dará início aos estudos em Oxford. A entrada no ensino superior é mais uma vitória na história da paquistanesa, vítima de um atentado orquestrado por terroristas que não concordavam que ela e outras meninas frequentassem a escola. Em 2012, Malala levou um tiro na cabeça. Escolhida como alvo por conta de seu ativismo pelo direito das mulheres, a jovem conseguiu sobreviver, após receber tratamento no Reino Unido. Sua história correu o mundo. Dois anos após o ataque, ela recebia o Prêmio Nobel da Paz tornando-se a ganhadora mais jovem da distinção. Em 2017, o secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou a ativista mensageira da paz das Nações Unidas.

 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Revisão da Política de Saúde Mental
Esta edição Sala de Convidados discute a revisão de Política Nacional de Saúde Mental que está sendo proposta pelo Ministério da Saúde. O programa explica as questões em debate e como elas podem impactar a assistência e a gestão da saúde. Os convidados são a coordenadora do Serviço de Residências Terapêuticas de Duque de Caxias (RJ), Denise dos Santos Casagrande; o superintendente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS – RJ), Hugo Fagundes; e a psiquiatra, Phd em Saúde Pública e Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ana Paula Guljor.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Febre Amarela
O surto de febre amarela silvestre enfrentado pelo Brasil, que já é o maior da História, colocou especialistas e a população em estado de alerta. Mas a quantidade de notícias desencontradas, manchetes sensacionalistas e a disseminação de boatos e desinformação também levaram as pessoas a ficarem com medos desnecessários e a fazer filas em postos de saúde para receber a vacina, muitas vezes, sem que houvesse urgência. O programa vai se aprofundar no tema febre amarela com o vice-diretor de Pesquisa da Fiocruz Minas Gerais, Carlos Eduardo Calzavara e com o secretário de Saúde de Minas, estado mais atingido pelo atual surto da doença, Rodrigo Said.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Taco de Terra (ANA)
No Zona da Mata Sul de Pernambuco, agricultores familiares estão propondo alternativas ao destrutivo cultivo de cana de açúcar e já fornecem alimentos saudáveis para as populações da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 

 Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis