quarta-feira, 30 de maio de 2018

Educação Popular em Saúde é tema de curso na Fase


Com o objetivo de capacitar estudantes e profissionais na compreensão dos determinantes sociais da saúde, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realiza o curso de extensão “Princípios da Educação Popular em Saúde”. As aulas serão realizadas nos dias 04, 05, 11, 12, 18 e 19 de junho, das 18h às 21h, no campus da universidade.

De acordo com definição do Ministério da Saúde, Educação Popular em Saúde é “uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS”.

Com carga horária de 18 horas, o curso será coordenado por Kátia Mendes de Souza, que possui graduação em Odontologia, especialização em Educação Popular em Saúde e em Gestão em Saúde da Família, com mestrado e doutorado em Saúde Pública, e é tutora do Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social da ENSP/Fiocruz, com vasta experiência em saúde coletiva.

Além de abordar os determinantes sociais (condições econômicos e sociais), que afetam a saúde, o conteúdo das aulas vai destacar a importância da intersetorialidade, o histórico e os princípios da educação popular em saúde no Brasil, assim como os tópicos protagonismo, sujeito social e a cidadania, primando sempre pela construção compartilhada do conhecimento. Para mais informações e as inscrições, que devem ser realizadas até 01 de junho, os interessados devem acessar o site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/1818EducacaoPopularSaude2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis