quarta-feira, 30 de maio de 2018

Introdução à Elaboração de Projetos para Sustentabilidade Ambiental


“Um olhar sobre Petrópolis” é tema do curso de extensão em “Introdução à Elaboração de Projetos para Sustentabilidade Ambiental”, que será realizado nos dias 04, 11, 18 e 25 de agosto e 01 de setembro, das 08h às 12h30, na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase). Com carga horária de 20 horas, o curso é voltado para o público em geral.

Com o objetivo de capacitar estudantes para a elaboração de projetos com foco na questão ambiental, a parte teórica do conteúdo, com aulas no campus da FMP/Fase, abordará temas como aspectos ecológicos e socioeconômicos da Mata Atlântica, a ótica ambiental de Petrópolis, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a evolução da legislação ambiental, o terceiro setor (ONGs e OSCIPS), entre outros tópicos.

Já a parte prática do curso, contará com atividade de campo no entorno do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), acompanhando o Rio Itamarati em seu percurso, desde a floresta preservada, no bairro Santa Isabel, até a rua principal do bairro Itamarati. O objetivo é a coleta de dados através do acompanhamento do processo de degradação do rio e observação dos impactos sobre o meio ambiente e a população local, para elaboração de projeto de sustentabilidade aplicável de forma local, principal proposta do tema “Um olhar sobre Petrópolis”.

As atividades serão coordenadas por Marcos Werneck, gestor ambiental, pós-graduado em licenciamento e auditoria ambiental, além de ser coordenador de projetos ambientais do Instituto Samambaia de Ciência Ambiental e Ecoturismo (ISCA) e membro dos conselhos consultivos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da APA Petrópolis. O curso também contará com a participação de Amauri Antonio Telles de Menezes, pesquisador de caminhos antigos e embaixador do PARNASO, e de Rogério Guimarães, advogado ambientalista, vice-presidente da Academia Brasileira Ambientalista de Letras (ABAL) e membro do conselho gestor do Parque Municipal Padre Quinha (Ipiranga).

Mais informações e as inscrições, que devem ser realizadas até o dia 01 de agosto, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/1218IntroducaoSutentabilidadeAmbiental2018

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis