terça-feira, 27 de agosto de 2019

Saiba por que a Faculdade de Medicina de Petrópolis é destaque na formação de médicos no país

Com mais de 50 anos de tradição, a FMP faz parte do seleto grupo de instituições de ensino superior do país que receberam nota máxima na avaliação do Ministério da Educação. 



A ênfase na modernização do ensino através de práticas metodológicas e pedagógicas de ponta na educação faz da Faculdade de Medicina de Petrópolis uma das melhores escolas médicas do país. Há mais de 50 anos, a FMP forma excelentes profissionais, oriundos de diversas partes do país, que se destacam aonde quer que exerçam suas atividades, em razão da sólida formação que recebem. 

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) garantiram o certificado de acreditação de Escola Médica de Qualidade para a Faculdade de Medicina de Petrópolis. A avaliação é conferida pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), criado em 2015 pelas entidades, baseado em modelos internacionais. 

O Campus da FMP está situado em um terreno de 85 mil m2, cercado pela Mata Atlântica e próximo ao Centro Histórico de Petrópolis/RJ.

“Hoje, um grupo pequeno de faculdades da área médica tem esse título no Brasil. A FMP também faz parte do grupo seleto de instituições de ensino superior do país que receberam nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), conceito 5”, destaca Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis. 

A Faculdade de Medicina de Petrópolis conta com modernas instalações, em um local privilegiado, cercado pela natureza e próximo ao Centro Histórico de Petrópolis. A instituição conta com múltiplos cenários de aprendizagem prática, próprios e em parceria com instituições públicas e privadas. Além dos laboratórios de última geração, a faculdade ainda possui um Centro de Simulação Realística, onde os alunos vivenciam as situações e desafios do dia a dia de uma unidade de saúde. Através de robôs, que respondem como um ser humano às ações praticadas, são realizados treinamentos próximos da realidade, permitindo aos estudantes praticar, corrigir falhas e resolver dúvidas, de forma segura e eficiente. 

No Centro de Simulação Realística são utilizados robôs que respondem como um ser humano às ações praticadas, permitindo aos alunos realizarem procedimentos próximos da realidade.

“O currículo do curso de Medicina da FMP é voltado para a valorização dos aspectos humanísticos, éticos e de compromisso com a sociedade, valorizando a atitude profissional em nome da segurança do paciente e da garantia de uma ação de saúde pautada nas melhores evidências científicas disponíveis. A garantia de uma formação consistente se dá através das instalações de alto padrão com excelente biblioteca, parque tecnológico de informática com pleno acesso à internet e aos principais bancos de dados depositários do conhecimento mais moderno disponível”, destaca Paulo Sá, coordenador do curso de Medicina da FMP. 

Além da formação de base de excelência, a instituição oferece a dinamização da formação profissional através do estímulo ao envolvimento em projetos de extensão, projetos culturais e de inserção comunitária, fortalecendo o vínculo e a responsabilidade socioambiental do estudante e do futuro profissional. 

Os estudantes de Medicina são inseridos desde o início do curso no dia a dia das comunidades, participando de projetos sociais e atividades de promoção da saúde. 

“O estudante é introduzido na prática médica desde o 1º período do curso, de acordo com a sua capacidade de atuação ao longo do curso, culminando no internato, como estágio prático de 2 anos, e na Residência Médica. O egresso da FMP se forma como médico generalista capaz de atuar em qualquer especialidade médica e em qualquer nível do sistema de saúde, da rede primária à rede especializada. O aluno, ao término do curso, sai com grande capacidade de atuação no mercado da saúde e grande capacidade para concorrer nos melhores concursos para o aperfeiçoamento médico ocupando as melhores colocações e destaque no mercado de trabalho”, finaliza Paulo Sá. 

Com duração de seis anos, o curso é dividido entre formação teórica e prática. Ao longo de todo o período acadêmico, o conhecimento teórico é abordado a partir do que se tem de mais consolidado pela ciência e é abordado em concomitância com experiências práticas em modernos laboratórios e diferentes cenários de prática. 

Os alunos do curso de Medicina da FMP participam da rotina de atendimentos em Unidades de Saúde da Família próprias da instituição e inseridas na rede pública de saúde, além do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que é referência em qualidade de atendimento na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, o Departamento de Doenças Infectoparasitárias, o Ambulatório Escola com amplo e moderno espaço assistencial, e variadas unidades assistenciais em parceria com os setores público e privado. 

A Faculdade de Medicina de Petrópolis é uma instituição que faz vultosos investimentos na área de pesquisa de ponta, procurando envolver o aluno no ambiente da investigação científica, mediante monitorias e iniciação científica, promovendo o espírito da necessidade de atualização profissional em sintonia com os avanços da ciência e da tecnologia. Além disso, promove e sedia eventos nacionais e internacionais com profissionais renomados, para que os acadêmicos tenham acesso ao intercâmbio de conhecimentos e possam estar atualizados com a realidade de atuação na área médica. 

Palco de eventos nacionais e internacionais, a FMP disponibiliza para seus alunos atividades e aulas em confortáveis salas e auditórios multimídia.

O Vestibular da Faculdade de Medicina de Petrópolis é aplicado pela Fundação Cesgranrio, cuja prova está marcada para o dia 06 de outubro de 2019. As inscrições estarão disponíveis de 20 de agosto a 26 de setembro. Essa será a única oportunidade para aqueles que desejarem ingressar no curso de Medicina no ano letivo de 2020. Para saber mais sobre o campus e o curso, acesse www.fmpfase.edu.br ou ligue para (24) 2244-6471 e (24) 98865-0693 (whatsapp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis