segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

FMP/Fase investe em novo modelo de Centro Obstétrico do HAC

“A FMP/Fase adota a prática de ensino voltada para a medicina e os cuidados em saúde de forma mais humanizada, para que os acadêmicos tanto da graduação quanto da residência possam atuar no Sistema Único de Saúde exercendo suas funções voltadas para um atendimento de excelência aos pacientes que buscam cuidados”, explica o médico e professor Álvaro Veiga, Diretor Acadêmico de Ensino do SEHAC (Serviço Social Autônomo Alcides Carneiro).

O médico e professor Álvaro Veiga, Diretor Acadêmico de Ensino do SEHAC (Serviço Social Autônomo Alcides Carneiro).

Após passar pelas obras realizadas pela Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto, o Centro Obstétrico do Hospital de Ensino Alcides Carneiro está remodelado e com instalações mais confortáveis para receber as gestantes.
O espaço foi ampliado, possibilitando o aumento do número de leitos de observação, leitos pré-parto, parto e pós-parto imediato. Esse novo modelo do Centro Obstétrico vem ao encontro das demandas do Programa Rede Cegonha, que preconiza fornecer às gestantes um espaço individualizado, onde possam ter a sua parturição de forma mais privativa com o acompanhante que desejarem.

O Centro de Enfermagem é monitorado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, pediatras, obstetras, residentes e enfermeiros.

Além disso, a partir de agora também serão oferecidos métodos não farmacológicos de alívio a dor, pois todos os quartos possuem chuveiro, bola e banqueta, para ajudar durante o processo do parto.
“Outra novidade é a forma de assistência realizada ao recém-nascido, com berços apropriados para fazer os primeiros cuidados ao lado da mãe, e permitir o contato pele a pele na primeira hora de vida do bebê, uma norma preconizada como boa prática obstétrica e pediátrica. Sobre a ótica do ensino, a FMP/Fase ganha um novo espaço para que possamos ensinar em campo, mostrando as melhores práticas e reforçando a conduta correta para o aluno”, explica Vander Guimarães, professor titular das disciplinas de Semiologia e Clínica Ginecológica e Obstétrica da FMP/Fase e médico obstetra do HAC.

A nova estrutura oferece mais conforto às gestantes durante os atendimentos.


Os recursos financeiros para a construção do novo modelo do Centro Obstétrico vieram da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em decorrência do novo termo aditivo aos convênios anteriormente firmados entre a direção da faculdade e a Prefeitura Municipal de Petrópolis, que selam o investimento de 13 milhões no hospital de ensino, ao longo de 12 anos. 
“Essa parceria com o Hospital de Ensino Alcides Carneiro tem sido realizada há décadas, pois a faculdade reconhece a importância da unidade hospitalar para a formação dos acadêmicos da área da saúde. Nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos e professores melhores condições de desenvolver o processo ensino-aprendizagem, o que acaba refletindo na assistência à população que conta com um atendimento qualificado. Ao investirmos no Hospital de Ensino, há mais de 40 anos, ressaltamos o nosso compromisso com a rede pública de saúde do município”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.



04 salas de pré-parto, com banheiros individuais, para privacidade das gestantes, e material de conforto e apoio para auxiliar no trabalho de parto.

O Centro Obstétrico recebe o nome do professor e médico Dr. Marcelo Ribeiro Barroso, uma homenagem póstuma a um excelente profissional que dedicou anos de sua carreira como chefe da maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Seus colegas e membros da equipe da maternidade, reconhecendo a importância do Dr. Marcelo, pediram que fosse feita esta honraria, que foi aceita pelo Prefeito, Bernardo Rossi, e pela Secretária de Saúde, Fabíola Heck. Esse professor sempre se mostrava comprometido e disposto a ajudar os colegas e incessantemente preocupado com os pacientes e as suas necessidades, pois defendia com extremo vigor o serviço público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis