Ana Maria Rodrigues dos Santos - Coordenadora de Educação a Distância e de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto
Sheilane Avellar Cilento R. de Britto - Professora integrante da Coordenação de Educação a Distância da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto
Sheilane Avellar Cilento R. de Britto -
A legislação oficial e as políticas públicas no Brasil têm estimulado, cada vez mais, a educação a distância – EAD. Consequentemente, há uma grande expansão na oferta de cursos nesta modalidade, demandando a capacitação de docentes e profissionais para atuarem em atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
O professor está diante de uma nova realidade, uma nova cultura, um novo aluno, fazendo-se necessário um novo olhar. Neste sentido, para ser docente em cursos e unidades curriculares com carga horária a distância é necessária formação específica para atuação nesta modalidade.
A atenção para o desenvolvimento docente na FMP/Fase é uma constante há muitos anos. Anualmente, os professores participam em dois momentos previstos no calendário escolar durante a semana de desenvolvimento docente que ocorre antes do início de cada período letivo, organizada pelo Núcleo Pedagógico (NUPED).
Desde 2009, quando um grupo de professores da instituição desenvolveu um AVA para apoio ao ensino presencial, fazem parte desta semana oficinas de capacitação para apresentação e instrumentalização do professor para utilização dessa nova ferramenta no processo de aprendizagem.
Em 2016, com a criação da Coordenação de Educação a Distância, a realização de oficinas/cursos relacionados ao uso de tecnologia foi intensificada.
Em 2018, foi implantado o Moodle, sendo necessário capacitar os professores para essa nova ferramenta. A adesão dos docentes foi bastante significativa, o que motivou a Coordenação de EAD a oferecer o curso de Formação em Mediação Pedagógica para EAD. O curso tem como objetivo capacitar docentes para atuarem como professores-tutores, desenvolvendo competências para mediar situações de aprendizagem com a utilização de estratégias adequadas e avaliar a aprendizagem em cursos a distância.
O curso é organizado na modalidade híbrida, com 96 horas a distância e 5 horas presenciais, totalizando 101 horas. A etapa a distância ocorre no Moodle, com duração de 4 meses e os encontros presenciais ocorrem em mais de um horário, possibilitando a maior participação dos professores.
No curso são discutidos aspectos epistemológicos, metodológicos e legais que fazem parte do contexto da educação a distância no Brasil. Da mesma forma, são abordados saberes e desafios da Educação e da docência em ambientes virtuais de aprendizagem, além dos processos de avaliação mais adequados para esta modalidade de ensino.
Importante ressaltar que o curso recebeu total apoio da Coordenação Geral de Ensino, que definiu a obrigatoriedade dessa certificação para professores com carga horária a distância.
Constatou-se que a formação a partir do curso contribuiu positivamente para o desenvolvimento e implementação das unidades curriculares que ministram nesta Instituição.
A formação apropriada leva o professor-tutor a compreender qual é o seu papel como educador e, desta forma, a ter um maior comprometimento com a educação.
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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis