segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Mais um passo para certificação do HEAC como Hospital Amigo da Criança

Após inaugurarem as obras do Centro Obstétrico do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, na última semana, vencendo mais uma etapa do projeto de qualificação e transformação da unidade hospitalar, o prefeito Bernardo Rossi e a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) estiveram visitando, na última quinta-feira (06), o canteiro das obras de ampliação da maternidade e pediatria.


As obras vão permitir ampliação dos leitos na Maternidade e na Pediatria.

Em ritmo acelerado, com previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano, as obras vão permitir a criação de 20 leitos na Maternidade e de 15 leitos na Pediatria, somados aos já criados no Centro Obstétrico. Uma crescente demanda no município, uma vez que o Hospital de Ensino Alcides Carneiro concentra todos os atendimentos às parturientes do setor público de saúde e, atualmente, funciona com 44 leitos.


“Essa parceria com a prefeitura de Petrópolis, estabelecida por convênio, exige de ambas as partes um compromisso de integração. Nosso objetivo, enquanto instituição de ensino superior, é promover a formação de profissionais de saúde, em um hospital de ensino qualificado e certificado, que desenvolve boas práticas em assistência à saúde. O objetivo do município é oferecer à população o acesso a serviços hospitalares de qualidade, que atendam às demandas do sistema de saúde. Com a ampliação de leitos na maternidade e na pediatria mais benefícios serão alcançados, não somente para as mulheres parturientes e seus bebês, como também para os estudantes de graduação e residência, que contarão com espaços, equipamentos e mobiliário que garantem um ambiente qualificado para o processo de ensino-aprendizagem”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

O Hospital de Ensino Alcides Carneiro é o maior hospital público de Petrópolis, sendo referência na Região Serrana pela qualidade na prestação de serviços na área materno-infantil. Com a parceria, a unidade recebe os investimentos conjuntos da prefeitura de Petrópolis e da instituição de ensino, definidos no Plano Municipal de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, e indicados pela Secretaria Municipal de Saúde como prioritários.

Dr. Vander Guimarães explicando como será a nova estrutura de atendimento na unidade.

Todos os esforços realizados pelo atual Governo Municipal, nessa parceria com a FMP/Fase, estão focados na oferta da melhor qualidade de atendimento à população. Após incluir o hospital na Rede Cegonha e inaugurar o Centro Obstétrico, o planejamento segue com as obras de expansão da maternidade e pediatria, e a instalação do banco de leite. Assim que tudo estiver concluído, será possível pleitear o título de Hospital Amigo da Criança para o HEAC.

“Estamos lançando um Novo HAC em parceria com a FMP/Fase para atender ao ser humano, à nossa população. Essa é a maior reforma da história do hospital: um investimento de mais de R$ 20 milhões em obras e equipamentos. Enquanto outros municípios estão fechando unidades de saúde, nós estamos reformando hospitais e ampliando a rede de atendimento. Essa é mais uma prova de que Petrópolis está vencendo a crise. Tenho certeza de que vamos mudar a história desta unidade hospitalar, que tem papel fundamental no sistema de saúde de Petrópolis”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O HEAC é um dos poucos hospitais municipais do país que possui a certificação dos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino. “É muito importante esse estreitamento da assistência com a docência, pois não existe uma boa assistência sem a boa docência e vice-versa. Uma precisa da outra, com a mesma importância. O aluno estimula muito o profissional que atua no hospital, pois ele precisa estar sempre se atualizando na sua área de atuação e aprofundando o seu conhecimento. Cada vez mais os alunos e os pacientes ganham, pois o atendimento será mais focado e com olhar de tudo que é mais atual na área médica”, conclui o professor e médico Álvaro Veiga, diretor de Ensino do HEAC.

Em ritmo acelerado, as obras têm previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano.
A visita contou com a participação da supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, do diretor financeiro da instituição de ensino, Afonso Chaves,  do diretor de Ensino do HEAC, Álvaro Veiga, do professor titular das disciplinas de Semiologia e Clínica Ginecológica e Obstétrica da FMP/Fase e médico obstetra do HAC, Vander Guimarães, e de membros do governo municipal, prefeito Bernardo Rossi, o vice-prefeito Baninho, e os vereadores, Silmar Fortes e Justino do RX, além dos técnicos da Secretaria de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis