quinta-feira, 8 de março de 2012

Fase incentiva novo ramo de profissionalização em Petrópolis

A instituição realiza, a partir de abril, o Curso de Extensão em Libras, que proporcionará um amplo conhecimento da Língua Brasileira de Sinais


O trabalho de comunicação com diferentes públicos, especialmente portadores de necessidades especiais, é um dos grandes desafios encontrados por profissionais de saúde, educação e nas grandes empresas. Para isso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) realiza, a partir de abril, o Curso de Extensão em Libras, aberto ao público, que proporcionará aos alunos a habilidade de se comunicar com deficientes auditivos, caracterizando uma ótima oportunidade de investimento em um novo ramo de profissionalização.

De acordo com Luciane Cruz Silveira, professora do curso e docente da Secretaria de Educação, Petrópolis tem cerca de 10 mil deficientes auditivos. Ela acredita que grande parte deles domina Libras, porém uma pequena parcela da população está apta a se comunicar de maneira adequada com este público. “Após a criação da lei (10436/02) e o decreto (5626/05) que tornam obrigatória a presença de surdos nas diversas camadas trabalhistas, é primordial que escolas e empresas tenham profissionais que consigam estabelecer um diálogo simples e eficaz, por meio da linguagem de sinais, ao invés de apelar para a gestualização precária ou escrita em português”, destaca.

E é com base nisso que o curso ministrado pela docente, com o auxílio do intérprete Rodrigo Souza, irá trabalhar por meio de quatro módulos, que incluem os estágios Básico, Intermediário I e II e Avançado. Cada fase terá a duração de três meses e meio. Apresentado em edições anteriores, o curso, que está totalmente reformulado, permitirá aos alunos conhecerem profundamente Libras e outros assuntos relacionados à surdez. Cada módulo é composto por 40 horas de aulas, que acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 19h, na Fase. As inscrições já estão abertas pelo site (http://www.fmpfase.edu.br/)

Ao final do curso, os alunos que realizarem todos os módulos receberão uma certificação que comprova o domínio da língua. Porém, a professora Luciane reforça que os profissionais que desejarem trabalhar como intérpretes precisam obter a habilitação concedida pelo MEC, através do Pró- Libras, no qual o curso poderá ajudar bastante, já que para conseguir a licença os profissionais precisam realizar uma prova para comprovar a compreensão e interpretação de diferentes sinais de comunicação.

Com a preocupação em desenvolver o aspecto da inclusão social nos futuros profissionais, a disciplina também faz parte da grade curricular do curso de Enfermagem da Fase. Com o conteúdo elogiado pelos alunos, a atividade é considerada uma segunda língua que pode ser essencial em casos de urgência.


Informações
Data: 12/04 a 19/07/2012
Horário: 19h às 21h30
Local: Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003)
Inscrições: http://www.fmpfase.edu.br/
Informações: (24) 2244-6497

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis