segunda-feira, 28 de setembro de 2015

FMP/Fase investe em novo tomógrafo para o Hospital de Ensino Alcides Carneiro


O Hospital de Ensino Alcides Carneiro recebeu um novo tomógrafo, que será utilizado para atender à demanda de exames de pacientes internados ou em avaliação na rede municipal de saúde. O investimento de compra do equipamento, realizado pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), vai garantir mais qualidade ao serviço prestado, uma vez que há a possibilidade de realizar uma diversidade maior de exames complexos e mais detalhados.

Novo tomógrafo do Hospital Alcides Carneiro
“Angiotomografia, por exemplo, é um exame que não era feito no HAC, pois o equipamento antigo não tinha capacidade para realizá-lo. Esse novo tomógrafo oferece a possibilidade de ter um diagnóstico mais completo, com detalhamento maior e recursos que utilizam baixa radiação, uma grande vantagem, pois o paciente não estará tão exposto aos efeitos da radiação”, explica o médico Eduardo Primo, coordenador de estágios do curso de Tecnologia em Radiologia da FMP/Fase.

Segundo o diretor técnico do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, a demanda de exames também poderá ser suprida, pois o novo equipamento possui capacidade para realizar o dobro de exames mensais, quando comparado com o tomógrafo que estava em uso na unidade.

“O antigo tomógrafo realizava cerca de mil exames por mês no Hospital Alcides Carneiro. Nós acreditamos que, com a agilidade nos resultados dos exames que esse novo equipamento vai nos proporcionar, será possível duplicar a média de exames realizados no HAC. Além disso, como o sistema será todo digital, irá ajudar muito no acesso dos médicos ao exame com mais rapidez e um pronto diagnóstico. Dessa forma, o tratamento será mais rápido e o tempo de permanência dos pacientes no hospital reduzido”, ressalta o médico Lécio Carneiro Júnior, diretor técnico do HAC.

O equipamento de ponta, totalmente digital, vai permitir agilizar os diagnósticos e garantir mais eficiência no atendimento dos pacientes. Em breve, o tomógrafo estará funcionando na unidade para garantir mais qualidade de atendimento aos pacientes e também aos alunos que realizam estágio no hospital.

“O aparelho vai proporcionar qualidade de estágio para os alunos do curso de Tecnologia em Radiologia, oferecido pela FMP/Fase, que poderão utilizar o novo equipamento, garantindo uma formação completa, com treinamento objetivo com os equipamentos para realização dos exames”, conclui Eduardo Primo.

Para a supervisora geral da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, a parceria entre a instituição e o Município de Petrópolis, através do HAC, é de extrema importância para a formação médica de qualidade, tanto em nível de graduação como de residência médica. O tomógrafo com sistema de digitalização de imagem vai beneficiar a formação dos médicos radiologistas, no novo programa de residência médica promovido pela FMP e pelo HAC.

“Os investimentos que a instituição está realizando no Hospital de Ensino buscam qualificar ainda mais o Hospital Alcides Carneiro para o atendimento às necessidades de saúde da população, como é missão e responsabilidade de um hospital escola”, frisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis