segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Semana Científica na FMP/Fase chega à 21ª edição de olho no futuro



A Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promoverá a 21ª edição da Semana Científica da instituição, de 20 a 23 de outubro, com apresentações de trabalhos, cursos e debates. O tema que inspira a programação este ano é "Luz, ciência e vida", o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai de 19 a 25.

"Queremos provocar a reflexão sobre os mais variados problemas com que nos deparamos nos estudos e práticas profissionais. E discutir como a ciência pode por luz nesses problemas. A boa ciência! Aquela construída com ética", diz a professora Regina Bortolini, da Comissão Organizadora da 21ª Semana Científica da FMP/Fase. 

A agenda começará, dia 20, às 18h, na Sala Arthur Sá Earp Neto, com a palestra de abertura "A luz e a dialética realidade - Natureza", com o físico José Abdalla Helayël-Neto. O pesquisador ministra cursos e orienta estudantes de mestrado e doutorado, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Ele se dedica também à educação em periferias urbanas, em projetos que focalizam a divulgação científica, a orientação vocacional e os cursos de Pré-Vestibular Comunitários. No núcleo de Petrópolis, do qual é fundador, e em alguns núcleos do Rio, ensina Física, Matemática, Química e Ciência-Cultura-Cidadania para os vestibulandos.

Às 20h30, na mesma sala, o tema "É possível ser feliz no trabalho?" será abordado por Maria Esther de Freitas, da FGV/SP, e Carlos Jardel, do Dieese. Na sequência, ocorrerá o lançamento do livro “Rotinas de diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias”, de Walter Tavares.

Também no dia 20, das 14h às 16h e das 16h às 18h, acontecerá o curso de Busca de Artigos em Bases Eletrônicas de Dados, a cargo do professor Luís Eduardo Santos Fontes, no Laboratório de Informática da faculdade. 

No dia 21 de outubro, das 13h30 às 15h30, acontecerão apresentações sobre temas como “Efeito quimio preventivo dos alimentos no câncer”, “Terapias regenerativas em Medicina do Esporte”, “Práticas integrativas e complementares na saúde”, “Saúde no divã: como anda esse tal direito?”, e a oficina “Testando sua memória”. Das 15h45 às 17h45, os debates avançarão nos painéis “Discutindo a memória em seus diferentes aspectos”, “Comunicação em saúde: o desafio de se fazer entender”, “Síndrome de Burnout” e “Relação entre distúrbios do desenvolvimento cerebral e doenças neurológicas e psiquiátricas”. 

Para os estudantes de Administração, das 17h30 às 19h30 acontecerá o Curso Fragmentos de Peter Drucker, em dois dias. A Mostra de Trabalhos Científicos do Curso de Administração será a atração da Sala Arthur de Sá Earp Neto. Às 20h15, a discussão girará em torno do tema “O que será das organizações nos próximos 50 anos”. 

Antes, das 18h às 20h, tendas temáticas com os títulos “Clandestinas”, “Redução de danos – uma abordagem de acolhimento” e “Estatuto da Criança e do Adolescente, 25 anos”, terão como convidados a feminista Sonia Corrêa, a psicóloga Taísa Chehab e o delegado Orlando Zacone, respectivamente. Ainda na área da saúde, no mesmo horário, acontecerá o painel “O que é Medicina baseada em evidências” e a oficina “Saúde Trans”. 

No dia 22, das 13h30 às 15h30, os “Cuidados paliativos” estarão em pauta na mesa que reunirá o professor Alexandre Vilela Barbosa (FMP/Fase), Ana Claudia de Lima Quintana Arantes (USP) e Nathália Menezes Raposo Mathias (Unimed). Das 15h45 às 17h45, os debates serão sobre “Uso e abuso de esteroides sexuais”, “Terapias de reposição celular: quais são as possibilidades e até onde podemos chegar?”, “Políticas públicas para o controle da sífilis”, “Felicidade e câncer: qual é a relação?”, ”Doenças do refluxo gastroesofágico”, “Estágios e intercâmbios”, “Aplicação dos alimentos funcionais nas práticas profissionais”, “É possível uma publicidade ética?” e “Atuação multiprofissional na prevenção de infecção de pacientes internados na UTI”. No último dia do encontro (23), também serão apresentados trabalhos científicos e programas culturais. 

Até o dia 15 de outubro, podem ser feitas as inscrições para os minicursos sobre Busca de Artigos em Bases Eletrônicas de Dados e Fragmentos de Peter Drucker. Também ocorrerão cursos sobre Sutura e Nós, Manejo Inicial e Intra-Hospitalar da Parada Cardiorrespiratória Não Traumática, Ventilação Mecânica, Técnicas Avançadas para Cirurgia de Reconstrução Craniofacial e Ferramentas Digitais de Formatação de Monografias.
Já as inscrições para participar da Semana Científica vão até o dia 20 de outubro, no valor de R$ 15, com direito a certificado. A programação completa está em www.fmpfase.edu.br. O endereço da FMP/Fase é Av. Barão do Rio Branco, 1003, no Centro de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis