quarta-feira, 28 de março de 2018

Grupo de gestantes conhece maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro


O grupo que visitou à maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro
 
Conhecer e estabelecer vínculo com a maternidade na qual serão realizados atendimentos durante o pré-natal e o parto é um direito de todas as gestantes. Por isso, o Ambulatório Escola da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promoveu, junto com alunos de Enfermagem da instituição, uma visita à maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, para um grupo de gestantes e seus acompanhantes, no mês de março. A iniciativa faz parte das atividades do Curso para Gestantes, oferecido no Ambulatório há 11 anos.

Na ocasião, eles conheceram o balcão de atendimento, a sala de espera, as salas de atendimento médico, o alojamento conjunto, onde ficam as mulheres que ainda não estão em trabalho de parto e as que já deram à luz, com espaço para os bebês e visitantes. Além de se familiarizarem com a sala específica para o parto e os instrumentos que auxiliam na operação. Ainda durante a visita, as gestantes receberam orientações sobre os cuidados que devem ter nas dependências da maternidade, o que levar na mala do recém-nascido e da mãe, entre outras dicas.

“Nós fazemos todo o percurso como se elas estivessem dando entrada para o parto. Isso é muito positivo, pois elas percebem que têm direito à acompanhante e que elas não estarão sozinhas, além do próprio serviço da maternidade ter a oportunidade de orientar essas gestantes. A visita também diminui a ansiedade desse período da expectativa de dar à luz”, conta Aline Furtado, enfermeira da FMP/Fase que é responsável pelo Curso para Gestantes.

Ao final da atividade, a equipe se reuniu com as gestantes e seus acompanhantes para um bate-papo, onde eles puderam contar como foi o reconhecimento do local. Para Thatiane da Silva Augusto, que está grávida de oito meses, a visita permitiu o esclarecimento de muitas dúvidas para quando chegar a hora do parto.  “Eu adorei a visita à maternidade. Foi bem além das minhas expectativas. Eu adquiri muitas informações importantes que eu não sabia e indico às outras pessoas a fazerem isso também antes de irem ganhar o bebê. Eu não tinha a mínima ideia de como arrumar e o que levar para o hospital, mas após o tour, pude ter um pouco mais de segurança”, conta.  

A realização dessas atividades, assim como o Curso para Gestantes, são também momentos de prática e crescimento profissional para os alunos da graduação, e dos Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Área Profissional da Saúde da FMP/Fase. Além de criar uma consciência de um atendimento mais humanizado.

 “O crescimento profissional vem justamente no vínculo que criamos com a paciente e na prática que estamos vivenciando. Isso interfere na minha construção de pensamentos e atitudes, de como eu posso mudar e acrescentar na vida da gestante. Eu acredito em um parto mais humano, com amor, com carinho e respeito por aquela vida que está sob os meus cuidados. É uma experiência maravilhosa, me sinto privilegiada de estar conhecendo a história de cada uma”, conta a aluna do 7º período de Enfermagem da FMP/Fase, Maria Eduarda da Silva Possato. 

Curso para Gestantes

O Curso para Gestantes existe no Ambulatório Escola da FMP/Fase desde 2007 e, durante os encontros, as futuras mamães são orientadas sobre mudanças físicas, psíquicas, emocionais e sociais que ocorrem com a mulher e na família durante a gestação. Elas também são informadas sobre os cuidados higiênicos com o recém-nascido, com o coto umbilical (parte do cordão umbilical  ligado à barriga do bebê), o aleitamento materno, o parto, o planejamento familiar, e sinais de alerta produzidos pelo bebê. As reuniões acontecem semanalmente às terças-feiras, às duas horas da tarde.

O curso atende ao programa Rede Cegonha, uma estratégia do Ministério da Saúde, instituída pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que busca um novo modelo de cuidado com a saúde da mulher e da criança, com foco na atenção a gravidez, ao parto e ao pós-parto, e o desenvolvimento saudável do recém-nascido.
 
Mais fotos:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis