quinta-feira, 16 de abril de 2015

FMP/Fase promove 15º Curso de Extensão em Noções de Eletrocardiografia

Há 15 anos, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove o curso de extensão em Noções de Eletrocardiografia. O objetivo desse curso é proporcionar conhecimentos sobre a aplicação da Eletrocardiografia, cujo emprego em Emergência e Terapia Intensiva é determinante no diagnóstico precoce de infarto do miocárdio, na definição dos tipos de arritmias cardíacas, na avaliação do crescimento da área cardíaca e na avaliação dos distúrbios da condução do estímulo elétrico.

“O curso ensina como usar e interpretar o Eletrocardiograma. Apesar de ser um exame antigo e extremamente fácil de realizar, a interpretação do traçado requer um aprendizado gradativo do método, considerado difícil quando estudado diretamente com o livro, daí a necessidade de um curso para a explicação e a realização de exercícios para o aprendizado”, explica o Dr. José Osman Gomes Aguiar, coordenador do curso.

O Eletrocardiograma é extremamente útil na prática clínica, principalmente nas emergências e serviços de terapia intensiva. Este, segundo os médicos especialistas na área, é o método mais rápido para o diagnóstico do infarto do miocárdio e das síndromes coronarianas. Além disso, é um método eficaz para o diagnóstico das arritmias cardíacas, dos crescimentos das câmaras cardíacas e dos distúrbios da condução do estímulo elétrico.

“É fundamental que um médico, que atue na área de emergência e terapia intensiva, tenha conhecimentos elementares de eletrocardiografia. O diferencial deste curso é oferecer conhecimentos aos alunos para que estejam aptos a utilizar o eletrocardiograma para o diagnóstico e tratamento das principais alterações cardiovasculares”, afirma o coordenador.

O curso vai contar com a presença do médico convidado Miguel Osman, especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Atualmente ele exerce a profissão como cardiologista no Hospital Albert Einstein. O médico vai abordar a condução atrioventricular. As aulas terão início no dia 05 de maio e terminam no dia 29 de maio (terças e sextas-feiras), das 20h às 22h, no campus da Faculdade. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril, no site: www.fmpfase.edu.br.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis