quinta-feira, 16 de abril de 2015

Programação Fase TV- De 12 a 18 de abril


Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: “Cello Ensemble Berlin”:

o    O grupo formado por jovens violoncelistas promissores, e já premiados, alunos e ex-alunos da classe de Matias de Oliveira Pinto, um dos mais renomados professores de violoncelo da Faculdade de Música de Münster e da Universidade das Artes de Berlim, na Alemanha, veio pela primeira vez à Petrópolis, iniciando a temporada 2015 da Sociedade Artística Villa-Lobos. O episódio conta a trajetória do Maestro, o início e a rotina do grupo e também o concerto apresentado por eles.

·         Programa Minuto Fase                   Tema: “As Quatro Ecologias”:

o   De acordo com o Teólogo ambientalista Leonardo Boff, temos a ecologia ambiental, ecologia social, ecologia mental e a ecologia integral. A FMP/Fase realizou um debate para falar da necessidade de conscientizar a humanidade sobre a urgência de vivermos de uma forma mais harmoniosa com o planeta terra. O episódio fala sobre o evento que retratou as 4 ecologias.

Tema: “Trotes Solidários”:

o    Os trotes solidários são o foco deste episódio, que acompanhou os calouros do curso de Medicina durante a doação de sangue no Hospital Santa Teresa, maior banco de sangue da cidade, que estava com o estoque defasado. O Minuto mostra também a iniciativa dos alunos de Nutrição e Enfermagem, que prepararam o terreno do Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade para a criação de uma horta comunitária.

·         Programa Em Questão                   Tema: “Medicalização da Vida”:
o    Para tudo há remédio. Mais que um dito popular, uma expressão da realidade. Vivemos num tempo em que tudo o que está fora dos padrões deve ser medicalizado. É preciso estar feliz, belo e saudável o tempo todo. Se não for assim, basta apelar para uma das muitas "varinhas mágicas" desenvolvidas pela indústria farmacêutica. Mas as pílulas milagrosas resolvem as dificuldades apenas temporariamente. Passado o efeito do medicamento, volta o desconforto. A base de tudo é que tratamos apenas o que é aparente, ou seja: as consequências e não as causas. Reflexo de uma sociedade imediatista, movida pelo consumismo, onde não há espaço para a reflexão. O tema A Medicalização da Vida é debatido com a psicóloga e professora da FMP/Fase, Virgínia Ferreira. 
·         Programa Ao Redor                         Tema: “Crise/Portugal – Mudanças Climáticas/Burkina Faso – Educação/Vietnã”:

o    O programa mostra os efeitos da crise econômica em Portugal: Jovens graduados em universidades e com especializações e mestrados estão tendo que buscar oportunidades fora do país. No episódio, os efeitos das mudanças climáticas ao sul do deserto do Saara. Em Burkina Faso, no Sahel, agricultores tentam adaptar as plantações aos eventos extremos. O Ao Redor traz ainda a política educacional que está sendo implantada no Vietnã, para reduzir a distância entre as diferentes etnias, dando condições iguais de acesso à educação para todas as crianças.


·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Imagem Mulher/Fortes Mulheres”:

o    O primeiro documentário “Imagem Mulher” nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra a mulher. É um olhar que se debruça sobre a mídia e sobre a rotina de três mulheres, Ana Cláudia Martins, Norma Cubillos e Sandra Regina Alves, buscando estabelecer um paralelo. Se a hipótese inicial é válida? As descobertas, compartilhamos com o público.  O segundo documentário “Fortes Mulheres” mostra o fascínio pela figura feminina e seu poder de agregar a família que inspiraram  André François a buscar emocionantes histórias de amor e desafios por todo o Brasil. Em suas viagens, o fotógrafo encontrou mulheres de várias idades, que são um exemplo para seu país, sua comunidade, sua família e para si mesmas.
O documentário aborda questões como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e o enfrentamento de doenças como o câncer: grandes temas que circundam a saúde e o bem-estar da mulher brasileira. Com depoimentos fortes e sinceros, essas jovens e senhoras contam seus relatos e suas experiências de cabeça erguida, com a certeza de que a superação é o caminho para vencer as dificuldades e seguir adiante.


·         Programa Faixa Interativa              Em Questão – Tema: “As Grandes Epidemias”:
o    A devastação de regiões inteiras da África Ocidental pelo Ebola acionou novamente o alerta das autoridades sanitárias internacionais. A Organização Mundial de Saúde está trabalhando com outras agências de ajuda das Nações Unidas para tentar conter o avanço do vírus, além de tratar os doentes, dar suporte às famílias e evitar o caos econômico dos países atingidos. A história da humanidade é marcada por tragédias humanitárias causadas por grandes epidemias: a peste negra, a gripe espanhola, o sarampo, a malária, a febre amarela, o tifo, a poliomielite, a aids e a gripe H1N1. O Em Questão debate o assunto com o infectologista Luis Arnaldo Magdalena Pereira, médico do Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP).

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Chupeta e Mamadeira”:
o    Apesar de grande parte dos especialistas e também do Ministério da Saúde, desaconselharem o uso da chupeta, muitos pais acabam recorrendo a ela para acalmar os filhos. A pediatra e professora de Pediatria da UERJ, Renata Fróes, fala sobre os prejuízos que a rotina do uso de chupetas e mamadeiras podem trazer para a criança.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “As Liras de Marília”:
o    Thereza Christina Rocque da Motta,autora do livro e membro da Academia Brasileira de Poesia e Godofredo de Oliveira Neto, Escritor e Professor de Literatura da UFRJ, falam sobre o livro As Liras De Marília, que conta a história de Marília que está noiva de Thomás Antônio Gonzaga e foi deixada para trás em Vila Rica há 7 dias do casamento em que ele foi preso e nunca mais o viu. E aquilo que ela planejou durante os 3 anos de noivado, foi tudo desfeito com a prisão dele por causa da Inconfidência Mineira, onde ele foi acusado de algo que, segundo ele mesmo, não tinha feito.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Rio de Janeiro-RJ”:
o    O programa apresenta o projeto "Território e Cidadania" que é aplicado em comunidades do Rio de Janeiro. No bloco 01, a reportagem mostra a "Fábrica Verde", uma escola de computação que utiliza computadores quebrados para montar novas máquinas. No bloco 02, o foco é o Eco Buffet e o Eco Moda, duas iniciativas que aliam reciclagem, criatividade, inclusão e geração de renda para os moradores das comunidades.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Transexualidade”:
o    A Unidiversidade fala sobre transexualidade.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Filhos e Consumismo”:

o    É na família que o ser humano molda os seus potenciais na busca de sua realização pessoal. O educador e analista de projetos socioambientais, Pablo Mandelbaum, a co-fundadora do movimento infância livre de consumo, Ana Cláudia Bessa e a pedagoga Waldorf, Denise Domingues falam conosco sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis