sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Moradores do Vale do Carangola se mobilizam em ação sobre o câncer de mama

No último sábado (05), alunos e professores da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) que participam do projeto de extensão no Vale do Carangola se reuniram com a comunidade em uma ação de conscientização sobre o câncer de mama. 

“Foi uma experiência muito positiva. Superou as nossas expectativas de participação em relação às crianças. Todas atentas às atividades propostas, tirando dúvidas relacionadas a determinados problemas de saúde. Foi muito interessante, porque elas fizeram perguntas mais complexas e que nos forçaram a improvisar para explicar para um público leigo, por exemplo, e sendo crianças, o que é um tumor. Coisa que a gente nem imaginava que elas poderiam perguntar. Então, essas atividades realmente fazem a diferença na vida da comunidade e esclarecem o que para eles ainda é algo muito distante, desconhecido”, explica Gabriele Pinheiro, aluna do 3º período de Medicina da FMP/Fase. 



A programação teve início com a caminhada pelo bairro, saindo do Centro de Referência de Assistência Social do Vale do Carangola - SAS/CRAS. Logo após, foram realizadas coletas de preventivo e consultas de saúde mamária, rodas de conversa sobre autoestima, prevenção do câncer, direitos trabalhistas/direito das pessoas com câncer, além de atividades culturais e recreativas, realizadas na Escola Municipal Lúcia de Almeida Braga. 



“Uma das nossas preocupações é estabelecer uma relação de confiança com a comunidade. Então, nosso objetivo é aumentar essa proximidade e o canal de interlocução direto com os moradores. Um outro aspecto interessante que a gente pode usar da atividade como ponto de observação é no desenvolvimento dos nossos alunos extensionistas. Cada vez mais, o grupo de alunos está envolvido, assumindo um protagonismo, papel de liderança diante das ações e da estratégia traçada coletivamente. O impacto desse projeto na formação deles, onde se trabalha com atitudes e habilidades que são importantes quando exercem seus papéis na sociedade, fica evidente”, destaca Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase. 

A ação realizada pela segunda vez no bairro teve o apoio da APPO (Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos), Unidade de Saúde da Família do Vale do Carangola, Escola Municipal Lúcia de Almeida Braga, Academia da Saúde do Vale do Carangola, Centro de Referência de Assistência Social do Vale do Carangola - SAS/CRAS e NASF. 

“A minha meta como especialização é trabalhar na área da Saúde da Família. Esse projeto me deixa ciente de onde vou trabalhar e principalmente com quem eu vou trabalhar, porque meu objetivo é atuar diretamente no cuidado com as crianças. Então, essas atividades agregam muito tanto para minha vida pessoal, quanto para a profissional”, frisa Aaron Natanel, aluno do 2º período de Enfermagem da FMP/Fase.

A FMP/Fase está inserida no dia a dia da comunidade do Vale do Carangola desde 2014, quando começou a realizar projetos de extensão com a participação de alunos e da própria comunidade. O primeiro foi a exposição itinerante sobre gravidez na adolescência. 

“Essas iniciativas são muito importantes para nós. Precisamos mesmo tirar as nossas dúvidas sobre vários temas relacionados à saúde. Essa troca de conhecimentos realizada nesses eventos nos esclarece muito sobre como nos cuidarmos para garantirmos uma vida mais saudável não só para nós, mas para toda a nossa família”, finaliza Ângela Maria Rosa, presidente da Associação de Moradores do Vale do Carangola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis