segunda-feira, 15 de julho de 2019

Curso de Nutrição da Fase oferece formação atualizada e competitiva para atender às necessidades do país

A escolha por uma profissão deve ser analisada com cuidado, baseada em muitos critérios, afinal é o caminho que será percorrido ao longo de um tempo de estudos para adquirir conhecimentos e colocá-los em prática na atuação profissional. Sobretudo na área de saúde, os estudantes devem buscar informações sobre a prática dentro da formação acadêmica, pois o cuidado com a vida sempre deve ser a prioridade.

Entendendo que o diploma deve ser bem mais do que um papel que atesta o conhecimento teórico, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) proporciona vivência prática aos alunos de Nutrição nos mais variados e amplos cenários de aprendizagem desde o início do curso. Os acadêmicos vivenciam no dia a dia a realidade de trabalho nas Unidades de Saúde da Família, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, no Ambulatório Escola, em Cascatinha, creches, empresas que oferecem refeições coletivas, escolas e em diversas outras unidades em parceria com organizações públicas e privadas.


Os alunos do curso de Nutrição da Fase são inseridos em atividades práticas desde o início do curso.

“O exercício da profissão de nutricionista requer não somente o conhecimento de Nutrição, como também o domínio de uma série de habilidades como: conhecimento dos alimentos, compreensão de suas funções, cuidados na manipulação e preparação, bem como da tecnologia industrial relacionada; conhecimento de saúde coletiva e conhecimentos aplicados à prevenção, identificação, tratamento e recuperação de agravos nutricionais; capacitação para planejar, organizar e valorizar os recursos alimentares, de forma a prevenir desperdícios e preservar o meio ambiente”, explica Jamile Nogueira, coordenadora do curso de Nutrição da FMP/Fase.

Atento à realidade do país, o projeto pedagógico do curso de Nutrição da Fase desenvolve nos alunos o pensamento empreendedor. Através do PIN, Projeto Integrado da Nutrição, incentiva os estudantes a desenvolverem um produto desde seus passos iniciais até suas possibilidades de mercado, despertando o trabalho em equipe e um olhar técnico e mercadológico. Para isso, os alunos contam com a experiência de mestres e doutores diariamente, em sala de aula e em treinamento em serviço, engajados nas ferramentas digitais, que possibilitam a ampliação dos contatos, a resolução de dúvidas e o surgimento de grandes ideias.

O curso de Nutrição conta com uma matriz curricular inovadora, que inclui disciplinas como Introdução à Gastronomia, Introdução à Fitoterapia, Nutrição e Saúde do Idoso, Nutrição e Saúde da Mulher, Semiologia Nutricional, Prática Clínica de Atendimento Nutricional, Fitoterapia Aplicada à Clínica, Nutrição e Atividade Física, dentre outras. Sem dúvida, um diferencial no mercado de trabalho, pelo conteúdo atualizado, o que aumenta a empregabilidade na área.


São diversos laboratórios altamente equipados, incluindo o Centro de Simulação Realística.

Outro diferencial do curso presencial da Fase é o estímulo ao trabalho em grupo, uma vez que os profissionais possuem amplo mercado de atuação em clínicas, spas, academias e hospitais junto a equipes multidisciplinares. Este relacionamento é desenvolvido no dia a dia em aulas presenciais, treinamento em serviço e nas atividades práticas em laboratórios e no Centro de Simulação Realística. “Os alunos da Fase se inserem no processo educativo por meio de disciplinas presenciais e parte a distância, de forma que estas se complementem e tenham como objetivo maior o ensino de qualidade”, salienta a coordenadora.

Os alunos de Nutrição da Fase vivenciam projetos práticos dentro dos postos de saúde da família desde o 2º período, com a proposta de um diagnóstico da comunidade e posterior intervenção nutricional, baseada em uma observação prévia. Ao se inserir em tal atividade, o aluno muda seu olhar em relação ao outro e torna muito mais sólido seu processo de aprendizagem.

“Aqui, nós realmente temos uma vivência do que é ser nutricionista, que começa desde muito cedo. A gente consegue ir para os postinhos, ter a experiência do hospital, vemos o trabalho dos preceptores e também temos a possibilidade de atuar. Eu gosto mais da parte clínica, essa vai ser a minha escolha, mas nós temos contato com todas as áreas de atuação do nutricionista e essa vivência dá a oportunidade de fazer a escolha certa, de saber o que a gente quer realmente, então são diferenciais que não encontramos em todos os lugares e aqui temos essa oportunidade de encontrar esse conjunto, de ver bons profissionais, áreas de atuação, um centro maravilhoso de especialidades no que a gente pode atuar. Aqui é um lugar completo e eu estou muito feliz”, declara a aluna Larissa Hermes, do 4º período de Nutrição da Fase.

Os alunos participam de aulas e eventos em confortáveis salas e auditórios multimídia.
  
Nos projetos de extensão desenvolvidos nas comunidades de Petrópolis, os alunos têm a oportunidade de ir a campo para coletar dados, fazer pesquisas e conhecer o real cenário e as necessidades da população que é atendida no município. Dessa forma, os acadêmicos são estimulados a pensar métodos de aplicação do que aprendem na teoria, para inserir na prática profissional, ajudando na formulação de campanhas de conscientização para reduzir riscos de doenças e a garantir melhor qualidade de vida a todos que buscam assistência em saúde.

“Deslocar o espaço de aprendizagem para a comunidade, permitindo a construção contínua do saber, por meio do envolvimento e da troca, é essencial na formação de qualquer profissional, sobretudo o da área de saúde. Desta forma, os estudantes conhecem diferentes realidades sociais, respeitando valores e tradições e valorizando a escuta e o saber popular”, ressalta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

O curso de Nutrição da Fase oferece formação generalista, dando condições aos acadêmicos de participar efetivamente na área da saúde, com postura ética, crítica e humanista, compromisso social, capacidade de liderança, habilitados a desenvolver atividades de planejamento, coordenação, supervisão, assessoria e educação permanente, avaliação e prescrição dietoterápica, dando ênfase à promoção da saúde tanto no âmbito individual quanto no de coletividade sadia e enferma, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

"Aqui, temos acesso à comunidade, e isso é muito importante. Além disso, o acesso aos laboratórios de Gastronomia e de Técnica Dietética, desde o primeiro período, nos deixa mais seguros por termos na prática a vivência profissional de área de saúde. Tem certas coisas que a gente só vai conseguir vivenciar na graduação. Não adianta deixar para se formar e correr atrás, porque não vai mais conseguir ter essa troca de conhecimentos com os professores, com preceptores ali do lado orientando", avalia Andreia de Araújo Moraes, aluna do 4º período de Nutrição da Fase.


O Campus da FMP/Fase, na Avenida Barão do Rio Branco (Centro) está localizado em meio à Mata Atlântica, com uma infraestrutura moderna que visa à qualidade de vida de seus alunos.

Para complementar a formação do profissional nutricionista, a Fase também oferece cursos de Pós-graduação, Residência multiprofissional e atividades de Pesquisa e Extensão, onde são abordados temas atuais e inovadores, apresentados de forma prática e dinâmica, que permitem ao estudante consolidar sua formação acadêmica e, ao mesmo tempo, compartilhar experiências com professores e colegas.

Garantindo a democratização do saber e o acesso ao ensino comprometido com o cuidado à vida, a Fase oferece diferentes formas para facilitar o ingresso no Ensino Superior de excelência. No processo seletivo do dia 21 de julho, a instituição está oferecendo bolsas de 50% de desconto, durante todo o curso, sem surpresas, para técnicos de Nutrição e de outras áreas do conhecimento, auxiliares e chefes de cozinha. Além disso, também são ofertadas bolsas sociais, desconto de 30% para transferência e segunda graduação e 20% para funcionários de empresas conveniadas à FMP/Fase e seus dependentes, além de ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-069

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis