segunda-feira, 15 de julho de 2019

Fase oferece ampla estrutura prática e teórica para formação de excelência em Enfermagem

Ingressar no ensino superior vai muito além de se inscrever em um curso, pois essa decisão está totalmente atrelada a uma escolha que irá comprometer todo o currículo do futuro profissional. Isso porque a qualidade do ensino, o reconhecimento de excelência da instituição educadora e toda a experiência prática adquirida ao longo do período de estudos serão diferenciais para a inserção no mercado de trabalho, após adquirir o tão desejado diploma. 

Entendendo que o diploma deve ser bem mais do que um papel que atesta o conhecimento teórico, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) proporciona vivência prática aos alunos de Enfermagem nos variados e amplos cenários de aprendizagem desde o primeiro período do curso. Os acadêmicos vivenciam no dia a dia a realidade de trabalho nas Unidades de Saúde da Família, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, no Ambulatório Escola, em Cascatinha, e em diversas outras unidades em parceria com organizações públicas e privadas. Em 9 semestres, o aluno garante dois diplomas universitários, em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. 

Vista aérea do Campus da FMP/Fase, na Avenida Barão do Rio Branco (Centro). São diversas salas multimídia, laboratórios com equipamentos de última geração e variados ambientes de estudo em contato com a natureza. 

“Para a formação de enfermeiros é necessária a aula presencial, inclusive, as aulas do curso de Enfermagem da FMP/Fase ocorrem em período diurno, conforme orientação do MEC. O ensino a distância é uma tecnologia de facilitação e aprofundamento da aprendizagem. Para ser enfermeiro, além do conhecimento científico, existe a necessidade de desenvolvimento de relações interpessoais, uma vez que a Enfermagem gera o cuidado humanizado”, frisa a doutora e mestre em Enfermagem Míriam Heidemann, coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem da FMP/Fase. 

Desde o primeiro período do curso de Enfermagem da Fase, os alunos contam com a experiência de mestres e doutores diariamente, em sala de aula e em treinamento em serviço, para construção do conhecimento. Além disso, há o engajamento de todos nas ferramentas digitais, que possibilitam a ampliação dos contatos, a resolução de dúvidas e o surgimento de grandes ideias. Um diferencial do curso presencial da Fase é o estímulo ao trabalho na área da saúde que deve ser realizado em equipe, uma vez que os profissionais possuem amplo mercado de atuação em clínicas e hospitais atuando em equipes multidisciplinares. Este relacionamento é desenvolvido no dia a dia em aulas presenciais, treinamento em serviço, laboratórios, e, posteriormente, no estágio supervisionado. 

Nos projetos de extensão desenvolvidos nas comunidades de Petrópolis, os alunos têm a oportunidade de ir a campo para coletar dados, fazer pesquisas e conhecer o real cenário e as necessidades da população que é atendida no município. Dessa forma, os acadêmicos são estimulados a pensar métodos de aplicação do que aprendem na teoria, para inserir na prática profissional, ajudando na formulação de campanhas de conscientização para reduzir riscos de doenças e a garantir melhor qualidade de vida a todos que buscam assistência em saúde. 

Desde o primeiro período, os alunos de Enfermagem da FMP/Fase estão inseridos em diversas atividades nas comunidades de Petrópolis, garantindo o aprendizado humanizado, essencial para a formação do enfermeiro. 

“Deslocar o espaço de aprendizagem para a comunidade, permitindo a construção contínua do saber, por meio do envolvimento e da troca, é essencial na formação de qualquer profissional, sobretudo o da área de saúde. Desta forma, os estudantes conhecem diferentes realidades sociais, respeitando valores e tradições e valorizando a escuta e o saber popular”, ressalta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase. 

Estudar para ter uma excelente formação é um compromisso. Ser enfermeiro exige dedicação e para ser um bom profissional não basta estudar entre um evento da vida e outro, apenas nas horas livres. A rotina de estudos tem seu tempo próprio, garantindo foco e responsabilidade pela vida de outros, que será a responsabilidade do aluno desde a sua atividade prática, estágio e vida profissional. 

Totalmente informatizada, a Biblioteca da FMP/Fase conta com um acervo superior a 27 mil exemplares de livros, revistas e periódicos impressos e digitais. 

“O mercado de trabalho da enfermagem é extremamente seletivo. Cada empregador fará a avaliação do potencial deste profissional em curto espaço de tempo. Tratando-se de cuidado, vida, morte, sofrimento, dor, o tempo de permanência do enfermeiro na profissão está diretamente relacionado ao potencial de trabalho e de resposta científica deste profissional à equipe na qual trabalha e às pessoas as quais é responsável pelo cuidar. Portanto, de acordo com a formação de cada um e de sua performance no trabalho, os diplomas não serão iguais”, ressalta Míriam Heidemann. 

Não basta um laboratório em Enfermagem para garantir a formação do aluno. São vários laboratórios exigidos para a aprendizagem real: anatomia, bioquímica, fisiologia, microbiologia, parasitologia, patologia, histologia, além do Centro de Simulação Realística. Não é um robô que prepara o aluno para a vida real, são vários robôs que representam o ciclo vital humano. A Fase oferece robôs bebê, criança, adolescente, mulher em trabalho de parto, situações de emergência, em ambientes que simulam a vida real. 

O Centro de Simulação Realística (CSR) recria ambientes e técnicas que replicam as situações e desafios vividos no dia a dia em uma unidade de saúde, através de uma estrutura de alta complexidade, fundamental no processo de formação dos alunos, com o uso de robôs, que respondem como um ser humano às ações praticadas. 

A grande tendência da Educação é o ensino responsável, com professores diariamente em contato com os seus alunos, além das possibilidades dos recursos digitais como a comunicação via e-mail, WhatsApp e também com o auxílio da plataforma digital, como recursos de facilitação da aprendizagem. 

“A Fase entende que todos os alunos são iguais, mas ao mesmo tempo, cada um tem a sua história e a sua especificidade. Por isso, oferece aos seus estudantes um olhar particular diante das suas necessidades. E essas necessidades são atendidas de forma diferenciada em cada semestre, em cada mês do Curso. Este é o ensino presencial, onde diagnósticos individuais e coletivos são executados, e planos e programas adaptados e readaptados diariamente, diante das potencialidades e fragilidades dos alunos. Aulas esporádicas por semana não garantem o desenvolvimento do potencial de aprendizagem do aluno na área da enfermagem, pois essa área exige conhecimento, elaboração de pensamento crítico e ação fundamentada na ética e na ciência. Portanto, não é um trabalho pedagógico de curso técnico. Como formação superior requer tempo e exige respeito pelo tempo de cada aluno”, salienta Míriam Heidemann. 

Frisando a importância da democratização do saber e o compromisso de garantir que todos tenham acesso ao ensino comprometido com o cuidado à vida, a Fase oferece diferentes formas para facilitar o acesso ao ensino de excelência. No processo seletivo do dia 21 de julho, a instituição de ensino está oferecendo bolsas de 50% de desconto, durante todo o curso, sem surpresas, para técnicos de enfermagem atuantes no mercado. Além disso, também são ofertadas bolsas sociais, desconto de 30% para transferência e segunda graduação e 20% para funcionários de empresas conveniadas à FMP/Fase e seus dependentes, além de ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-0693.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis