terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Castanha do Pará é utilizada como matéria-prima para produção de cerveja

Tipicamente brasileira, a castanha do Pará, além de saborosa, é um alimento que proporciona muitos benefícios à saúde. Também conhecida em outros países como castanha do Brasil, é a semente da castanheira do Pará, uma árvore típica da floresta Amazônica, que pode alcançar até 60 metros de atura. Em Petrópolis, a iguaria serviu de matéria-prima para produção de uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros, a cerveja. O grupo de alunas do curso de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), que decidiu colocar a semente na receita, destaca os benefícios que o produto artesanal oferece ao organismo.



“A ideia da castanha do Pará surgiu pelo fato de ela ser rica em antioxidantes, anti-inflamatórios, selênio, ômega 9, fósforo, magnésio e potássio. É preciso fazer o consumo consciente da cerveja, mas a nossa tem um diferencial do manejo artesanal e por ser composta por maltes selecionados e a castanha, que deixa o sabor mais sofisticado. Escolhemos uma cerveja belga por conta de toda a sua sofisticação e a castanha unida aos quatro tipos de maltes que nós usamos harmonizam com pratos de peixes e carnes”, explica Nicole Telles, aluna do 4º período de Nutrição da FMP/Fase.

A ideia de produzir a cerveja surgiu com a proposta do trabalho acadêmico que precisa ser entregue durante o quarto período do curso de Nutrição da Fase, chamado PCI (Programa Curricular Integrado), que neste semestre apresentou o tema Culinária de Petrópolis.

“Escolhemos a cerveja por estarmos na cidade capital estadual da cerveja. Até mesmo por conta de todos os eventos voltados para a rota cervejeira. Então, como estávamos focadas em trazer a cerveja e também um produto brasileiro, entramos em contato com a cervejaria Duranz que abraçou a nossa ideia. Participamos de cada etapa do processo de produção na fábrica e foi uma experiência única”, comenta Letícia Alves, aluna do 4º período de Nutrição da FMP/Fase.

O trabalho realizado pelas acadêmicas envolve cinco disciplinas do curso de graduação: PCI, Marketing, Bromatologia, técnica dietética e nutrição do adulto. Com o produto pronto, agora está na hora de entrar na fase de experimentação para ser inserido no mercado.

“Foi muito interessante receber as alunas de Nutrição da Fase na nossa fábrica. A receita foi escolhida de comum acordo por todos nós. Petrópolis tem essa vocação de produção da cerveja artesanal e estar recebendo alunos do meio acadêmico é um ganho mútuo. Já provamos e ficou bem interessante o sabor”, ressalta Ricardo Branco, empresário da cervejaria Dr. Duranz.

Diante de tantas novidades para as alunas do grupo, que ficaram encantadas com a produção da cerveja, a professora responsável pela atividade destacou a importância pedagógica de colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática.

“A atividade integrada com metodologia ativa, onde o aluno tem a oportunidade de criar e elaborar, pensar e fazer realmente acontecer, faz total diferença na vida profissional. Quero agradecer a parceria da cervejaria com a instituição de ensino, pois essa atividade abre as portas de integração entre o mercado de trabalho e os futuros profissionais que estão se formando na área de Nutrição”, finaliza Cristiane Mello, professora do curso de Nutrição da FMP/Fase, responsável pela atividade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis