terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Workshop Social da Fase destaca inclusão digital para a terceira idade

Um grupo de estudantes do curso de Administração da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promoveu, no dia 19 de novembro, o V Workshop Social, desta vez com uma atividade voltada para apoiar pessoas com 50 anos ou mais na conexão com as redes sociais e o mundo da tecnologia digital. O projeto intitulado +Conexão buscou a integração com a Universidade Aberta com a Terceira Idade (UnatiFase).




“É um projeto muito interessante, que surgiu do encontro feliz entre o curso de Administração e a UnatiFase, com a ideia não só de promover a inclusão digital dos idosos no universo da internet, onde eles puderam aprender desde a criação de um e-mail, como envio de mensagens, navegar nas redes sociais, mas também proporcionar uma troca de comunicação entre diferentes gerações. A gente espera que seja apenas o início de várias propostas para incluir as diversas gerações”, destaca Luciene Baptista, professora responsável pela Universidade Aberta com a Terceira Idade da FMP/Fase. 

Após passar pelo treinamento no laboratório de informática da Fase, com os alunos do projeto de Marketing Social +Conexão, o grupo de idosos também deixou alguns ensinamentos para os acadêmicos. “Foi muito difícil. Eu comecei devagar. Não sabia nem ligar e desligar o computador. Só conseguia fazer algumas coisas no celular. Agora, já estou conseguindo mexer um pouco no computador, consegui pegar algumas receitas de bolo. Eu gostei muito dessa oficina e da interação dos alunos com a gente”, comenta Neusa Maria Netto, aposentada de 72 anos.

“Foi uma experiência muito diferente de troca. Eu ensinei o que para mim é normal, alguns vocabulários que eu uso no dia a dia e eles não entendiam, então precisei explicar, porque para mim é tão simples, mas para quem não está habituado realmente não sabe o significado. E em troca, recebi muito aprendizado em relação à experiência de vida de cada um. Coisas que eles passaram, até mesmo por conta da idade, e que eu nem imaginava. Então, vou levar como ensinamento para a vida toda”, revela Thiago Amaral Carneiro, aluno do 5º período de Administração. 

Para orientar os idosos, os alunos do curso de Administração da Fase desenvolveram um manual contendo instruções básicas sobre o acesso à internet, como usar o navegador de busca, como entrar nas redes sociais, fazer publicações, postar fotos, fazer comentários, coisas mais rotineiras de um internauta ativo. 

“Para ser sincera eu gostei muito desses quatro encontros. Já participo aqui da academia da terceira idade e surgiu essa oportunidade da oficina de tecnologia. Eu gosto muito de mexer com essas novidades na área digital, então fiquei muito empolgada para conhecer mais. Eu assisto filmes, pego receitas na internet, me comunico nas redes sociais com amigos e familiares, aproveito bastante. Não é todo mundo que tem uma pessoa da família disponível em casa e com paciência para ensinar a usar as redes sociais. Então, esse curso me ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas e estou feliz por estar interagindo com outras pessoas”, frisa Maria Penha Costa, aposentada de 70 anos. 

O resgate de sonhos e o estímulo à produção de obras de arte também são diferenciais do workshop social promovido pela Fase. “É muito interessante ver as pessoas gostando de algo que você produziu. Procuro passar paz nas minhas pinceladas, mais tranquilidade, com paisagens agradáveis. Meu objetivo é proporcionar bem-estar às pessoas ao contemplarem a minha arte”, explica o artista Luiz Antônio Loreto. 

E para os envolvidos no projeto, não há como expressar a gratidão e o carinho ao analisar os resultados produtivos do trabalho realizado em equipe. “Quanto mais conectado, interagindo dentro desse mundo digital, mais essas pessoas conseguem ter a chance de não ficar tão suscetíveis às doenças, estimulando hábitos mais saudáveis de convivência e também a prática de atividades físicas. Nessa edição, a gente acabou integrando com o projeto do semestre passado, que foi da comunidade terapêutica e que gerou um resultado fantástico com a produção do artista Luiz. É muito bom perceber que uma pessoa que tinha desistido de trabalhar a sua arte conseguiu reagir, se recuperar e voltar a pintar. Então, aproveitamos para fazer a rifa desses quadros, para gerar recursos e possibilitar que ele continue pintando. Percebo que a ideia de fazer os alunos sentirem que a prática agrega muitos valores ao conhecimento teórico gera resultados tão positivos, que não dá nem para mensurar”, finaliza Mônica Fontes, professora da disciplina de Marketing Social da FMP/Fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis